Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Moradores do Jd. Petrópolis realizam Pacto pelo desenvolvimento

Moradores do Jd. Petrópolis realizam Pacto pelo desenvolvimento

segunda, 24 de janeiro de 2011
Categoria: noticia

Os moradores do Jardim Petrópolis, em Londrina, realizaram no dia 20, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, o Pacto Local. Aproximadamente 110 pessoas participaram do evento, que integra a metodologia proposta pelas Redes de Desenvolvimento Local – iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).  

O pacto tem o objetivo de  formalizar os compromissos assumidos por todos os participantes na execução das ações contidas na agenda de prioridades, definida pela comunidade, bem como alcançar novos parceiros.

?As redes locais são formadas pelas pessoas que se engajam conscientes de seu papel na condução do processo de desenvolvimento do local onde moram. Este engajamento fortalece a sociedade que passa a interferir positivamente na gestão pública, participando de ações que signifiquem a melhoria da qualidade de vida?, destacou José Marinho, coordenador da Rede de Participação de Política, iniciativa apartidária da Fiep, que estimula as Redes de Desenvolvimento Local.

Iniciando as atividades da noite, a articuladora das Redes em Londrina, Gislane Syllos, compartilhou com os presentes os resultados alcançados com a proposta em toda a cidade, além de ressaltar a importância da atuação da população na localidade.

?Não devemos esperar só pelo poder público. Se cada um agir por si mesmo, o bairro será bem melhor?, comentou. A agente de desenvolvimento, Camila Gobbo, ainda agradeceu de maneira especial a participação dos moradores que integram o comitê de articulação no bairro e que foram fundamentais no processo de articulação e divulgação da Rede, além da realização das ações. 

A academia ao ar livre foi uma das conquistas da população. Inaugurada em dezembro de 2010, a academia é o resultado da parceria entre o colégio Maxi, a prefeitura da cidade e a comunidade local, que hoje usufrui dos benefícios dos aparelhos de ginástica em uma praça localizada no bairro.

Para 2011, os moradores esperam realizar outras ações, como a criação de um jornal informativo. Para que isso se concretize, a população necessita de parcerias com empresas locais ou gráficas, que ajudem no processo de impressão do periódico.

Uma campanha de conscientização sobre os dejetos de animais também é uma ação que será colocada em prática neste ano. O bairro possui diversas praças, que contribuem para o bem-estar e lazer da população, no entanto, os dejetos são um grande problema. A rede de moradores quer solucioná-lo nos próximos meses com a colaboração da comunidade. 

Poder Público
 
A atuação da população no processo de desenvolvimento da cidade de Londrina despertou o interesse do poder público. Vendo as comunidades articuladas, a administração pública sente a necessidade de acompanhar as dificuldades e trazer soluções.

No Jardim Petrópolis, a construção de uma rotatória foi o item mais desejado e discutido pelos moradores.  Durante o pacto, os moradores apresentaram uma ação realizada sobre o tema: um abaixo-assinado para a construção da rotatória na Avenida Souza Naves, área que tem intenso fluxo de veículos durante todo o dia. ?Nós já conseguimos em torno de 1.800 assinaturas aqui no bairro?, conta Silvia Fujita, integrante da rede de desenvolvimento. 

O vice-prefeito, José Joaquim Ribeiro, e o secretário de Obras de Londrina, Agnaldo Rosa, explicaram que o projeto existe e já foi aprovado, dependendo agora da liberação da verba para a construção. Eles enfatizaram que tudo está sendo feito para que o projeto seja realizado o mais rápido possível.

Além da rotatória, o secretário de Obras ainda destacou outras melhorias que já estão acontecendo na cidade, como a restauração da pavimentação, meio-fio e galerias fluviais, tudo no intuito de melhorar a qualidade de vida da população londrinense.

Atuação das Redes

As Redes de Desenvolvimento Local estão sendo implantandas em cerca de 150 localidades, espalhadas por 17 cidades no Paraná, como Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Campo Mourão, Paranavaí, Cascavel e Guarapuava.

Em Londrina, são 32 comunidades articuladas, onde os moradores trabalham como agentes de transformação dos bairros, buscando acelerar o processo de desenvolvimento. A Rede de Desenvolvimento do Jardim Petrópolis iniciou suas atividades em abril de 2010.  

Fonte: Comunicação RDL Londrina

Mais detalhes:

Redes de Desenvolvimento Local Informações pelo (43) 3379-5224 E-mail: [email protected] Acesse www.desenvolvimentolocal.org.br e saiba mais.