Comunidades comemoram ações realizadas
Cerca de 80 pessoas participaram de uma celebração na terça-feira (28/06) no Parque Ouro Verde,...
SOBRE AS REDES
Cerca de 60 comunidades de Londrina iniciaram a implantação da Rede de Desenvolvimento Local, induzidas pelo Sistema FIEP (FIEP e SESI). As Redes não são propriedade de ninguém e constituem um bem público dos que moram e trabalham em cada localidade que resolver articulá-las.
Para viabilizar essa iniciativa o Sistema FIEP oferece recursos logísticos e humanos para implantar esse programa no bairro, inclusive um Agente de Desenvolvimento capacitado para servir como articulador e animador da Rede de Desenvolvimento Local.
São pessoas conectadas e que interagem entre si, assumindo o papel de protagonistas do processo de desenvolvimento da localidade em que vivem. Por meio de uma metodologia específica, composta por oito etapas, podem definir o que desejam e podem traçar um caminho para realizar os sonhos.
Nas redes, não há hierarquias e todos interagem horizontalmente como cidadãos, conscientes de que sem cooperação não existe desenvolvimento.
Cada morador, junto com seus familiares, amigos e vizinhos, pode fazer a diferença, sonhar com um futuro melhor para o seu bairro e a sua cidade.
A REDE EM LONDRINA
Em Londrina, a Rede começou a ser implantada no início de 2008. Já está implantada nas seguintes localidades: Vila Recreio, Heimtal, Jardim Maringá, Vila Yara e Jardim Castelo.
A equipe da Rede em Londrina conta com 60 agentes de desenvolvimento local, sete supervisoras e uma articuladora.