Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Comunidades comemoram ações realizadas

Comunidades comemoram ações realizadas

quinta, 30 de junho de 2011
Categoria: noticia

Cerca de 80 pessoas participaram de uma celebração na terça-feira (28/06) no Parque Ouro Verde, zona norte de Londrina. É o “Nós Fizemos!”, que acontece a cada seis meses e tem como objetivo comemorar as primeiras conquistas do bairro a partir de um maior envolvimento dos moradores.

O evento faz parte da metodologia das Redes de Desenvolvimento Local, pela qual os moradores começaram a discutir os problemas da localidade e, através de parcerias, estão conseguindo realizar os sonhos e suprir as necessidades da região. As Redes de Desenvolvimento Local são fomentadas pela Rede de Participação Política (RPP), uma iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).   
 

De acordo com o coordenador da RPP, José Marinho, existem cerca de 150 redes locais em diferentes municípios do Paraná, onde as pessoas, articuladas, interagem e promovem o desenvolvimento. “O Nós Fizemos! serve para as pessoas celebrarem os resultados, mostrarem que conseguiram juntas realizar as ações propostas para o período, e apresentarem o que será feito na sequência. Deste modo, se sentirem estimuladas a prosseguir e atrair novos voluntários que comungam do interesse e disposição para atuar em prol do desenvolvimento da localidade”, afirmou.
 

Agenda

Rafaela Galvão, agente de desenvolvimento do Parque Ouro Verde, ressaltou a importância da Rede para melhorar o relacionamento da comunidade. ?Através da Rede as pessoas se conheceram e passaram a conviver e interagir. Estamos todos juntos pensando o que podemos fazer para o Parque Ouro Verde ser ainda melhor?, disse.
 

Entre as ações planejadas pelos integrantes da Rede para este ano está a promoção do Curso Mulheres Inventando Moda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Prefeitura Municipal de Londrina. Os moradores também pretendem lançar um curso de Assentador de Cerâmica e dar continuidade às ações de conscientização ambiental.
 

Jardim Bancários

O Jardim Bancários, localizado na zona oeste de Londrina, é outro bairro que celebrou nesta semana as primeiras ações realizadas a partir da implantação da metodologia das Redes de Desenvolvimento Local. Na segunda-feira (27), aproximadamente 40 pessoas participaram do “Nós Fizemos!” na localidade. Durante o evento foram destacadas as seguintes ações: campanha de conscientização sobre o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e óleo usado; mapeamento da situação das árvores condenadas e dos bueiros em situação irregular na localidade, por meio de fotografias e relatórios enviados aos órgãos públicos responsáveis. Além disso, a limpeza no Vale do Rubi acontece em parceria com igrejas locais.


Fonte:  Redes de Desenvolvimento Local