Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Colégio Universitário: projeto Eleições movimentou escola

Colégio Universitário: projeto Eleições movimentou escola

segunda, 08 de outubro de 2018
Categoria

Três alunos se transformaram em candidatos fictícios à presidência do Brasil

Projeto Eleições no Colégio Universitário
Projeto Eleições no Colégio Universitário
Projeto Eleições no Colégio Universitário

Pela segunda vez, o Colégio Universitário realizou o Projeto Eleições, com alunos da 2ª série do Ensino Médio, dentro da disciplina de História, do professor Rafael Ferreira. Três alunos, sendo um por turma, se transformaram em candidatos fictícios e concorreram ao cargo de presidente do Brasil.

No dia 01/10 (segunda-feira), eles participaram de um debate, no auditório da escola. Na ocasião, responderam perguntas dos professores relacionadas a temas como saúde, educação, segurança, habitação e meio ambiente.

Já a eleição foi no dia 04/10 (quinta-feira), com urnas eletrônicas espalhadas pelo Colégio. Puderam votar alunos do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, além de professores, funcionários e pais.

Com 151 votos, o candidato Victor Sartorelli Barreto (Humberto Chanson) venceu a eleição. Guilherme Diniz (Zé do Malote) fez 93 votos e Fernando Sehn (Alberto Neto) 79 votos. Brancos e nulos somaram 24 votos.

Na primeira fase do projeto, realizada no primeiro semestre, as três turmas da 2ª série do Ensino Médio participaram de eleições internas. Cada sala apresentou quatro candidatos e, após análises de perfil, propostas e debates, os alunos votaram para escolher qual candidato iria representá-los na eleição geral.

A segunda fase levou o Projeto Eleições a outro nível. A partir da definição dos candidatos de cada sala, a disputa eleitoral ganhou o Colégio, com a participação de professores, alunos e funcionários. Cartazes foram distribuídos pelos corredores e portarias; os planos de governo foram apresentados a todos. Para completar a campanha, os candidatos realizaram o corpo a corpo em salas de aulas e corredores da escola.

Fonte: Divulgação