Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Vai viajar de carro? Deixe a documentação em dia! Vai viajar de carro? Deixe a documentação em dia!

Vai viajar de carro? Deixe a documentação em dia!

Friday, 19 de March de 2021
Categoria:

Licenciamento atrasado pode ocasionar apreensão de veículo

Viajar de carro é uma ótima experiência, além de muita diversão. Mas antes de aproveitar os dias fora de casa é preciso se planejar e, se necessário, resolver alguns detalhes importantes. Além de estar com o carro em dia é importante verificar toda a documentação do mesmo.

Não pagar os impostos necessários, assim como multas, pode sair caro e causar uma série de problemas, incluindo o cancelamento da viagem. Uma vez que os débitos não estejam quitados, é impossível conseguir a emissão do CRLV, documento responsável por garantir a locomoção de carros e motocicletas em ruas e estradas. Além disso, se o mesmo estiver em atraso, a situação também pode complicar.

As normas de trânsito são claras: veículos que não possuem licenciamento ou estão com o prazo para a regularização atrasado, são proibidos de circular. Caso abordado, o veículo poderá ser removido para o pátio do Detran, além de ser considerada infração gravíssima e passível de multa, no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para não ter imprevistos, separamos algumas dicas e facilidades na hora de correr com a documentação do seu veículo.

Licenciamento online

Após determinação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), atendendo recurso do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil e de mais três entidades do estado de Santa Catarina, a partir do dia 12 de abril, Detrans de todo o Brasil devem voltar a emitir o CRLV físico. Porém, o licenciamento online ainda é uma das facilidades na hora de regularizar os documentos.

O CRLV digital Paraná pode ser emitido através do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), pelo site do Detran/PR ou aplicativo Detran InteliGente.

O pagamento pode ser feito em casas lotéricas e bancos, seja nos caixas eletrônicos ou internet banking. Outra opção é a contratação de um despachante credenciado ao Detran/PR.

Não espere atrasar!

Para não correr o risco de viajar com o licenciamento atrasado, fique atento às datas para não perder o prazo. No Paraná, a regularização do CRLV começa no 2º semestre, a partir de agosto.

  • Agosto: Placas com final 1 e 2;
  • Setembro: Placas com final 3,4 e 5;
  • Outubro: Finais 6,7 e 8;
  • Novembro: Placas com final 9 e 0.

 

Texto por Jéssica Santos/Imagem de Free-Photos por Pixabay