Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Licenciamento 2021: veja as principais informações Licenciamento 2021: veja as principais informações

Licenciamento 2021: veja as principais informações

Monday, 26 de April de 2021
Categoria:

Se você ainda não sabe como funciona o licenciamento no Estado do Paraná, para evitar problemas de trânsito, fique atento a este artigo! Mostraremos, a seguir, as principais informações referentes ao tributo.

Imagem: divulgação

O que é o licenciamento de veículos?

De acordo com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o licenciamento anual é um imposto obrigatório que garante a circulação de automóveis pelas vias do país. O pagamento do tributo garante a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento em que são apresentadas todas as informações referentes ao veículo, como IPVA e DPVAT.

Como posso consultar o licenciamento PR?

Como o Estado do Paraná parou de enviar documentos de veículos pelos Correios, as informações sobre licenciamento podem ser solicitadas no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no site do Detran.PR.

Veja, a seguir, como consultar o licenciamento PR no site do Detran:

  1. Acesse o portal do Detran.PR;
  2. Procure pela opção “Veículos”, em seguida busque por “Licenciamento Anual”;
  3. Clique em “Solicitar”;
  4. Informe, nos campos indicados, o número do Renavam do automóvel e digite os caracteres de segurança que aparecem na imagem;
  5. Após preencher todos os campos, clique em “Continuar”.

Como realizar o pagamento?

Na hora de realizar o pagamento, você precisa ter o número do Renavam em mãos. O licenciamento, no valor de R$86,50, deve ser pago em agências do Banco do Brasil, Santander, Sicredi, Rendimento e Bancoob. Se preferir, também é possível pagar o tributo via internet banking das agências bancárias credenciadas.

O que pode impossibilitar o licenciamento?

A renovação do licenciamento pode ser impossibilitada se existir algum débito relacionado ao veículo, incluindo multas, atrasos no pagamento do IPVA e DPVAT. Para quitar as dívidas, basta acessar o site do Detran.PR, informar o número do Renavam do seu automóvel e gerar um novo boleto referente ao documento que deve ser pago.

Calendário de licenciamento no Paraná em 2021

De acordo com o calendário anual divulgado pelo Detran.PR, as datas para pagamento do licenciamento variam de acordo com os dois últimos números da placa do veículo. No Estado do Paraná, o pagamento do tributo começa no segundo semestre do ano (em agosto). Confira os prazos:

Imagem: calendário anual do licenciamento de veículos registrados no Estado do Paraná – Detran.PR

Confirme os dois números finais da placa do seu automóvel e consulte, por meio da tabela acima, a data de pagamento referente ao licenciamento deste ano. Para evitar possíveis dores de cabeça, anote os prazos para não esquecer de pagar o documento em dia.

O que acontece ao deixar de pagar o imposto?

Segundo o Art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar com o veículo sem estar licenciado é uma infração gravíssima, passível de multa no valor de R$293,47, acréscimo de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e apreensão do automóvel até que seja regularizado.

Veículos movidos a GNV

Caso o seu veículo seja movido a GNV (Gás Natural Veicular), para que o licenciamento seja renovado, é preciso que o automóvel seja aprovado em inspeção prévia de segurança para que o Certificado de Segurança Veicular (CSV) seja emitido.

Certificado Digital

Este ano, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo) deixou de ser impresso em papel-moeda. Agora, o documento é digital e pode ser utilizado em smartphones. A versão eletrônica tem o mesmo valor jurídico que a versão impressa em papel oficial.

Para emitir o certificado CRLV Digital ou CRLV-e, basta baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou acessar o site do Detran.PR. O acesso ao documento só será liberado se não constarem débitos referentes ao veículo.

Para aqueles que ainda preferem a versão física, também é possível imprimir o documento em papel sulfite comum. Para isso, basta fazer o download do CRLV-e em formato PDF, que está disponível no portal do Detran.PR e no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A impressão do documento não é obrigatória, mas é recomendado ter pelo menos uma cópia física do CRLV Digital. Assim, se você for parado em uma blitz de trânsito e a bateria do seu celular tiver acabado, será possível comprovar a existência do documento.

Por Julia Veroneze/Divulgação