Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Tirar CNH durante a pandemia: veja o que mudou

Tirar CNH durante a pandemia: veja o que mudou

terça, 09 de março de 2021
Categoria: noticia

Prazo de 18 meses para tirar a habilitação voltou a ser válido

Desde que estourou a pandemia de COVID-19 no Brasil, muitos serviços tiveram seu funcionamento interrompido, inclusive aqueles de emissão de documentos. Os órgãos de trânsito, por exemplo, tiveram de aplicar algumas medidas, a fim de evitar a aglomeração de pessoas em seus postos locais, e alguns interromperam, inclusive, a entrega da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – Detrans e Centros de Formação de Condutores ficaram fechados em março de 2020, enquanto as medidas para conter a pandemia ainda estavam incertas. Todos esses acontecimentos dificultaram muito a vida de quem iria tirar sua primeira habilitação.

Uma medida aprovada ainda em 2020, no entanto, prolongou o prazo para os candidatos que já estavam com o processo de primeira habilitação em aberto para 18 meses – seis a mais do que os 12 meses que constam na legislação do trânsito. Posteriormente, mais para o final de 2020, o prazo foi suspenso por tempo indeterminado. Isso porque, como o próprio diretor-geral do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Frederico de Moura Carneiro, explicou, a expectativa era de que a pandemia fosse breve, “mas ela está se estendendo mais do que se imaginava”. Em janeiro de 2021, no entanto, os prazos foram restabelecidos.

Se você esperou as coisas melhorarem para seguir com os trâmites necessários e começar as aulas para se tornar um condutor, é importante verificar a situação no seu município e no seu estado. Algumas autoescolas já voltaram a funcionar com aulas teóricas de maneira remota, mas ainda não há uma previsão geral de quando as aulas práticas retornarão. A condição varia de estado para estado, de acordo com a situação da pandemia.

Se você já está com a sua CNH e já tem um veículo, é fundamental ficar atento aos documentos do veículo a ser dirigido, como o CRLV. Muitas pessoas não sabem o que é CRLV, que é o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo, que atesta a aptidão do carro para circular nas ruas e estradas do Brasil. O CRLV também vem acompanhado do CRV (Certificado de Registro de Veículo), que contém o registro daquele veículo nos órgãos de trânsito brasileiros.

Lembrando que, para tirar a primeira habilitação, é necessário seguir os seguintes passos: avaliação psicológica, exame de aptidão física e mental, aulas do curso teórico, aulas do curso prático e, por fim, prova prática. O candidato deve ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever e apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Divulgação