Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Suplementos são necessários em uma dieta vegana? Suplementos são necessários em uma dieta vegana? Suplementos são necessários em uma dieta vegana?

Suplementos são necessários em uma dieta vegana?

Wednesday, 25 de October de 2017
Categoria:

Ao deixar de consumir carne, encontra-se alternativas para substituir vitaminas e outros nutrientes

Muito além do âmbito da alimentação e da saúde, o veganismo é um movimento com raízes sociais e políticas, que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. O principal objetivo dos veganos é adotar um estilo de vida que exclua qualquer tipo de crueldade ou exploração animal, seja envolvendo a alimentação, vestuário ou mesmo o setor cosmético.

Por esse motivo, os veganos não consomem carnes, ovos, leite ou derivados. E, embora uma alimentação balanceada a partir de legumes, frutas, verduras e grãos possa oferecer vários benefícios, os veganos e vegetarianos podem precisar de ajuda para garantir todos os nutrientes necessários para o organismo funcionar corretamente. Afinal, ao deixar de consumir carne, é necessário encontrar alternativas saudáveis para substituir vitaminas e outros nutrientes fornecidos por ela.

Vitaminas

Se você alguma vez já pesquisou sobre veganismo ou mesmo vegetarianismo, deve ter lido algo a respeito da necessidade de suplementar a alimentação com vitamina B12, encontrada principalmente em alimentos de origem animal. Essa vitamina é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, pois contribui para deixar as células nervosas mais saudáveis e para fortalecer e proteger os nervos.

A vitamina B12 é produzida por bactérias. Contudo, atualmente os seres humanos quase não consomem essas bactérias diretamente do ambiente, graças aos padrões de higiene desenvolvidos pela nossa espécie.

Suplementos são necessários em uma dieta vegana? - LondrinaTur

Entretanto, os animais que pastam e consomem água e alimentos não esterilizados ainda ingerem essas bactérias, portanto, a vitamina B12 ainda está presente na carne dessas espécies. Por esse motivo, os suplementos vitamínicos muitas vezes são recomendados aos veganos e vegetarianos.

Suplementos de proteína

As proteínas são um dos grupos de macronutrientes mais importantes para a nossa alimentação. Encontradas principalmente em carnes, ovos ou peixes, elas também estão presentes em alguns vegetais, como feijão, soja ou ervilhas.

Com o intuito de proporcionar uma alimentação mais saudável, impulsionar o ganho de massa muscular e até mesmo combater doenças como a diabetes, foram criados suplementos de proteína – sendo que o mais famoso deles atualmente é o whey protein, fabricado a partir do soro do leite.

Contudo, com o crescimento do veganismo e dos produtos voltados para esse público, hoje é possível encontrar suplementos de proteína vegetal, como o veggie protein de ervilha ou de arroz. Dessa forma, veganos e vegetarianos também podem ter uma alimentação mais completa e saudável.

Mas lembre-se: antes de fazer qualquer alteração em sua dieta, faça exames completos para saber como está sua saúde e consulte um nutricionista. Apenas um profissional poderá orientá-lo e esclarecer todas as suas dúvidas sem colocar sua saúde e seu bem-estar em risco.

Fonte: Divulgação