Novela chama atenção para aceitação das pessoas transgênero
Reprodução/Rede Globo A história da personagem Ivan, da novela “A Força do Querer”, chamou a...
Muito além do âmbito da alimentação e da saúde, o veganismo é um movimento com raízes sociais e políticas, que está ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. O principal objetivo dos veganos é adotar um estilo de vida que exclua qualquer tipo de crueldade ou exploração animal, seja envolvendo a alimentação, vestuário ou mesmo o setor cosmético.
Por esse motivo, os veganos não consomem carnes, ovos, leite ou derivados. E, embora uma alimentação balanceada a partir de legumes, frutas, verduras e grãos possa oferecer vários benefícios, os veganos e vegetarianos podem precisar de ajuda para garantir todos os nutrientes necessários para o organismo funcionar corretamente. Afinal, ao deixar de consumir carne, é necessário encontrar alternativas saudáveis para substituir vitaminas e outros nutrientes fornecidos por ela.
Vitaminas
Se você alguma vez já pesquisou sobre veganismo ou mesmo vegetarianismo, deve ter lido algo a respeito da necessidade de suplementar a alimentação com vitamina B12, encontrada principalmente em alimentos de origem animal. Essa vitamina é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso central, pois contribui para deixar as células nervosas mais saudáveis e para fortalecer e proteger os nervos.
A vitamina B12 é produzida por bactérias. Contudo, atualmente os seres humanos quase não consomem essas bactérias diretamente do ambiente, graças aos padrões de higiene desenvolvidos pela nossa espécie.
Entretanto, os animais que pastam e consomem água e alimentos não esterilizados ainda ingerem essas bactérias, portanto, a vitamina B12 ainda está presente na carne dessas espécies. Por esse motivo, os suplementos vitamínicos muitas vezes são recomendados aos veganos e vegetarianos.
Suplementos de proteína
As proteínas são um dos grupos de macronutrientes mais importantes para a nossa alimentação. Encontradas principalmente em carnes, ovos ou peixes, elas também estão presentes em alguns vegetais, como feijão, soja ou ervilhas.
Com o intuito de proporcionar uma alimentação mais saudável, impulsionar o ganho de massa muscular e até mesmo combater doenças como a diabetes, foram criados suplementos de proteína – sendo que o mais famoso deles atualmente é o whey protein, fabricado a partir do soro do leite.
Contudo, com o crescimento do veganismo e dos produtos voltados para esse público, hoje é possível encontrar suplementos de proteína vegetal, como o veggie protein de ervilha ou de arroz. Dessa forma, veganos e vegetarianos também podem ter uma alimentação mais completa e saudável.
Mas lembre-se: antes de fazer qualquer alteração em sua dieta, faça exames completos para saber como está sua saúde e consulte um nutricionista. Apenas um profissional poderá orientá-lo e esclarecer todas as suas dúvidas sem colocar sua saúde e seu bem-estar em risco.
Fonte: Divulgação