Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como funcionam os suplementos alimentares para atividade esportiva? Como funcionam os suplementos alimentares para atividade esportiva?

Como funcionam os suplementos alimentares para atividade esportiva?

Wednesday, 12 de April de 2017
Categoria:

Em cada cenário são metas distintas que requerem dietas condizentes  

As pessoas que praticam esportes têm os mais diversos objetivos. Desde sair do sedentarismo, passando pela manutenção da forma física de maneira descontraída e pessoas que precisam ganhar peso, chegando até atletas que treinam várias horas por dia.

Em cada cenário, são metas distintas que requerem dietas condizentes. E é nesse sentido que os suplementos alimentares entram em cena, otimizando o processo para alcançar os resultados. Para isso, esses complementos devem ser consumidos com orientação de nutricionista e da forma correta.

O que são suplementos alimentares?

Para alcançar o físico desejado e manter a saúde em dia — ou ser um atleta profissional — é preciso esforço e dedicação. Hábitos saudáveis, rotina de exercícios, alimentação regrada, boas noites de sono, entre outros itens fazem parte de quem pretende alcançar resultados efetivos.

Muitas pessoas recorrem ao uso de suplementos alimentares para potencializar o seu treino. São produtos que fornecem em suas fórmulas substâncias que, em geral, reforçam a construção da massa dos músculos e trazem mais energia para vencer os desafios das atividades físicas mais intensas. A seguir, os principais:

Whey Protein

Um dos mais conhecidos suplementos alimentares, o Whey Protein é formado por proteínas derivadas do leite processadas para alcançar um alto nível de concentração, podendo chegar a 90% em sua forma isolada.

Ao consumir esse tipo de proteína, o organismo tende a estimular o crescimento muscular e a formação de tecidos. Contudo, deve haver uma orientação médica para o uso correto, uma vez que o excesso de proteínas sobrecarrega os rins sob risco de causar danos renais sérios, entre outros efeitos indesejáveis no fígado e no coração.

Como funcionam os suplementos alimentares para atividade esportiva? - LondrinaTur

Termogênicos

Esse suplemento também é muito usado. Em geral, os termogênicos são ingeridos no pré-treino com o objetivo de acelerar o metabolismo. Com formulação que costuma conter cafeína e outros estimulantes, podem trazer mais energia e auxiliar na queima de gorduras.

Deve se tomar cuidado, em especial, quando existem quaisquer problemas cardiovasculares, pois os termogênicos podem aumentar a frequência respiratória e cardíaca e elevar a pressão arterial. Também é um produto que pode causar insônia devido à sua alta concentração de cafeína.

Carboidratos

Outro suplemento alimentar muito utilizado no pré-treino, os carboidratos tendem a elevar o nível de energia bem rápido. Ou seja, ajudam a ter mais vigor durante atividades, em geral, aeróbicas.

Existem diversos tipos de carboidratos. Entre eles, o mais comum é a maltodextrina. Uma vez ingerida, ela se transforma em glicose e tem ágil absorção pelo organismo. Como entra rapidamente na corrente sanguínea, a maltodextrina também evita que sejam retirados nutrientes necessários ao ganho de massa muscular, preservando as proteínas dentro da musculatura.

A utilização indiscriminada de carboidratos pode aumentar o nível de insulina, causando problemas sérios como hipoglicemia. Além disso, seu uso pode causar ganho de peso. Por isso, somente faça o consumo de maltodextrina e afins com orientação médica ou de um nutricionista.

Aminoácidos

Os aminoácidos, muito importantes para que haja criação de músculos e crescimento de massa, são importantes suplementos alimentares. A creatina é um dos mais conhecidos. Esses nutrientes trazem energia e são indicados para indivíduos que façam treinos mais intensos e que demandam alto grau de força física. O uso em excesso e sem orientação pode trazer sérios problemas aos rins.

Preciso mesmo consultar um nutricionista para suplemento alimentar?

Sim, definitivamente. Quanto à parte nutricional, é imprescindível ter o acompanhamento de um médico ou nutricionista a fim de orientar a melhor dieta e o suplemento alimentar adequado.

Isso porque, quase sempre, a suplementação é um recurso que muitas pessoas usam para otimizar a formação de massa muscular. Mas, quando feito de forma errada, pode trazer o efeito contrário ou prejudicar seriamente a saúde.

Fonte: Divulgação