Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu Histórico recebe pré-lançamento do 14º Londrix

Museu Histórico recebe pré-lançamento do 14º Londrix

quinta, 19 de outubro de 2017
Categoria

Evento será nesta sexta-feira (20) e terá lançamento de livro sobre Roland Barthes e conversa com o escritor Carlos Fonseca

Museu Histórico recebe pré-lançamento do 14º Londrix - LondrinaTur

O Museu Histórico de Londrina recebe, nesta sexta-feira (20), às 19 horas, um evento que marcará o pré-lançamento da 14ª edição do Londrix – Festival Literário de Londrina. A programação inclui o lançamento do livro “Barthes 100: ideias e reflexões” e conversa com o escritor Carlos Fonseca, autor de “Umseteum”. O evento será aberto à comunidade, com entrada gratuita. O museu está localizado na Rua Benjamin Constant, 900, no centro.

Em “Barthes 100: ideias e reflexões”, organizado por Miguel Contani e Maria José Guerra, o leitor é convidado a fazer uma reflexão sobre a contemporaneidade através de uma coletânea de textos baseados nas ideias de Roland Barthes, importante pensador francês do século XX. O livro foca na questão da necessidade de outras maneiras de raciocinar o convívio social na atualidade, especialmente em relação à linguagem.

Já em “Umseteum”, Fonseca mescla pesquisa histórica, linguística e ficção, reconstituindo literariamente o processo de conquista e colonização do noroeste paulista. O autor busca dar destaque especial aos acontecimentos envolvendo imigrantes e nativos dizimados, principalmente os índios da tribo Kaingang. A conversa será mediada pela pesquisadora Taysa Crsitina da Silva.

Haverá, ainda, a feira “Leia Londrina” e o “Assalto Literário”, que distribuirá cerca de 500 livros em locais públicos pelos distritos da cidade para a população encontrar. O evento conta com apoio da Eduel, do Museu Histórico de Londrina e do Programa da Pós-Graduação em Letras Estudos Literários (PPGL).

Londrix – O Festival Literário de Londrina (Londrix) é uma realização da Atrito Arte Artistas & Produtores Associados (AARPA) e da Vila Cultural Cemitério de Automóveis, e é um dos projetos aprovados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A 14ª edição está programada para o início de 2018, e promoverá conversas e projetos de extensão para crianças e idosos, distribuição de livros, oficinas, entre outros.

Fonte: N.Com/Museu Histórico de Londrina