Os melhores pontos turísticos da cidade pra você visitar com a família e amigos
Quer conhecer os principais pontos turísticos de Londrina? Aqui embaixo você encontra uma relação dos melhores pontos turísticos da cidade: pontos turísticos naturais e pontos turísticos histórico-culturais. Vale a pena ler a matéria e, é claro, visitá-los com a família e amigos!
Pontos turísticos de Londrina: naturais
Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon
Foto: Rei Santos
O Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon fica na região central da cidade, entre as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, ao lado da Catedral Metropolitana. Esse, que é um dos pontos turísticos de Londrina mais lembrados, é constituído por duas quadras com espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva. Foi doado pela Companhia de Terras Melhoramentos Norte do Paraná. Atualmente, possui um parquinho infantil, banheiros e bancos e faz parte dos pontos de turismo da cidade. Também tem pista de cooper e aparelhos para exercícios físicos.
O Jardim Botânico é um dos mais belos pontos turísticos de Londrina e uma das maiores unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná. Espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção e importantes para restauração e reabilitação de ecossistemas são encontradas lá. Lagos, estufas, trilhas e pistas de caminhada são alguns dos atrativos do Jardim. O Jardim Botânico fica à Avenida dos Expedicionários, 200, no Conjunto Residencial Vivendas do Arvoredo.
Área verde urbanizada do fundo de vale do córrego Cabrinha. Tem lago, pista de caminhada, vegetação nativa e parte infantil. O lago fica na zona norte de Londrina, no Jácomo Violin.
Quando se fala em pontos turísticos de Londrina é quase impossível esquecer o Lago Igapó! Conjunto de lagos que constitui a considerada mais bonita e significativa área de lazer da cidade. Pessoas se encontram lá pela manhã, tarde e noite para a prática de esportes, piqueniques e com frequência são realizados eventos culturais e esportivos em suas localidades.
O Lago Igapó I fica perto à Prefeitura Municipal. Já o Lago Igapó II Entre a Avenida Higienópolis e a continuação da Maringá. E o Lago Igapó III fica final da Avenida Maringá até a rua Prefeito Faria Lima.
Já o Lago Norte é uma área verde urbanizada do fundo de vale do Ribeirão Lindóia. Lago, pista de caminhada, vegetação nativa e parque infantil em uma extensão de mais de 188 mil metros quadrados.
Centro Social Urbano Adriano Mariano Gomes (Buracão)
Foto: Reprodução/Youtube
O Buracão também tem turismo! Local, entre os córregos Bom Retiro e Ibiá, tem campo de futebol, quadra, pista de caminhada, pista de skate e até um palco. O Centro Social fica na Rua Atílio Scudeler, 283, Vila Portuguesa.
Área de Lazer Luigi Borghesi (Zerão)
Foto: Vinicius Bacarin
O Zerão (conhecido assim por seu formato parecer um grande zero) também é um dos pontos turísticos de Londrina e é integrado por uma pista de caminhada de 1.050 metros, quadras poliesportivas e gramados. O local é entrecortado pelo Córrego do Leme e recebe diversas manifestações artísticas, culturais e esportivas da cidade.
Reserva Indígena do Apucaraninha e Salto do Apucaraninha
É uma reserva com 5.574 hectares de área, onde abriga aproximadamente 240 famílias e 1.200 indígenas. Eles cultivam arroz, feijão e milho, produzem cestos e outros produtos. A comercialização acontece nas próprias casas dos indígenas e a visitação é permitida com a autorização da FUNAI – Fundação Nacional do Índio. O Salto do Apucaraninha fica dentro da reserva e é composto por uma queda d’água com 116 metros de altura. Muitos vão ao salto no final de semana.
O Parque tem uma das mais ricas reservas genéticas do Sul do país: fauna e flora representativas da floresta tropical e subtropical, área de mata nativa com trilhas pra passeio e centro de visitantes. É um dos pontos turísticos de Londrina mais lembrados.
O Parque é um dos mais belos pontos turísticos naturais e tem como atrativos a primeira usina elétrica que fornecia energia para Londrina em 1930, hoje desativada. Além disso, conta com lago, lanchonete, queda d’água e área de trilhas para passeio.
Pontos turísticos de Londrina: histórico-culturais
O turismo histórico-cultural nos ajuda a conhecer a história das cidades visitando pontos turísticos. Londrina é considerada a segunda cidade mais populosa do Paraná e sua construção tem muita história. O Londrinatur separou alguns pontos turísticos para você conhecer ainda mais a chamada “pequena Londres”.
Museu Histórico de Londrina
Foto: Wilson Vieira
Localizado na região central, Rua Benjamin Constant, 900, o Museu Padre Carlos Weiss foi construído na antiga Estação Ferroviária de Londrina com a missão de resgatar, preservar e divulgar o patrimônio cultural da cidade. Hoje, é considerado uma das maiores construções do turismo histórico-cultural londrinense. O museu é dividido em 3 setores. O primeiro é o de Imagem e Som, que possui aproximadamente 50 mil peças, produzidas a partir do final da década de 1920. Já o setor de Objetos tem materiais do cotidiano londrinense desde os colonizadores e o setor de Biblioteca e Documentação conta com textos, mapas, plantas e depoimentos dos pioneiros da cidade.
Inaugurada em 1934, a Catedral de Londrina é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Foi elevada à categoria de Diocese, tendo como seu primeiro Bispo Dom Geraldo Fernandes, em 1967. Em novembro de 1970 foi elevada a Arquidiocese. A fachada da catedral é uma grande referência do centro da cidade e está localizada na Avenida São Paulo, 390.
Londrina tem a 2ª maior comunidade japonesa do Brasil. A praça Tomi Nakagawa foi inaugurada em 2008 para celebrar os 100 anos da imigração japonesa no país. Os monumentos da praça são carregados de símbolos da cultura, como o chafariz, o piso em mosaico e até a vegetação típica dos jardins japoneses. A praça fica na Rua Benjamin Constant, esquina com a Rua Mato Grosso, no centro da cidade.
O Teatro foi inaugurado em 1952, com auditórios para sala de cinema, dança, espetáculos musicais e teatro. Em 2012 houve um incêndio que destruiu o edifício e foi reinaugurado em 2017. Fica localizado na área central, Rua Maranhão, 85 e é administrado pela Universidade Estadual de Londrina.
Biblioteca Pública Municipal e Teatro Municipal Zaqueu de Melo
Foto: Wilson Vieira
Fundada em 1940, a Biblioteca Municipal funciona hoje na Avenida Rio de Janeiro, 413, no centro da cidade. Possui um grande acervo destinado à consulta do público em geral e também empréstimo domiciliar, o setor de Difusão Cultural, responsável pela promoção de eventos e também a Biblioteca Infantil. Junto funciona também o Teatro Municipal Zaqueu de Melo, com capacidade de 200 pessoas.
Inaugurado em 1992, o Autódromo fica localizado na Avenida Henrique Mansano, 777, Jardim Alpes e conta com uma pista de 3.145m de extensão. Sedia provas como Fórmula Truck, Stock Car, Motociclismo, Arrancadas, GT3, Campeonato Regional e Brasileiro de Marcas e Pilotos.
Inaugurado em 1993, o museu foi instalado na antiga Estação Rodoviária de Londrina. Possui um acervo com mais de 400 obras de arte, entre pinturas, esculturas, fotografias e objetos que são expostos permanentemente. Também dispõe do Programa Educativo, desenvolvido permanentemente com visitas mediadas, palestras, cursos, oficinas artísticas e atividades culturais. Fica localizado na Rua Sergipe, 640.
O Planetário de Londrina, é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina, e possui fins acadêmicos, educativos e culturais. Construído em 1992, o atendimento é de aproximadamente 85.000 pessoas no ano, entre estudantes, professores, pessoas da cidade e turistas em geral. Fica localizado na Rua Benjamin Constant, 800.
Fundado em 1940, o templo está aberto ao público que queira praticar o Budismo. Os adeptos rogam pela harmonia do universo através da prática de virtudes. Típica arquitetura japonesa, todo construído em madeira, fica localizado na Rua Albânia, 32, Jardim Igapó.
Construída em 1956, fica localizada no centro da cidade, na Rua Piauí, 130. A Concha Acústica foi feita com uma variação do tradicional existente na época em quase todas as cidades, com modificações como tamanho, textura e bancos. Tradicionalmente é utilizada para apresentações artísticas e manifestações populares.
Inaugurada em 1988, é um dos símbolos do turismo histórico-cultural. A construção procurou reinterpretar os Jardins de Pedra Zen, existentes na cidade de Kiyoto no Japão, além de homenagear os imigrantes japoneses tem como objetivo promover o intercâmbio comercial e tecnológico. Está localizada na Avenida Santos Dumont, 108, em frente ao aeroporto.
Foi fundada em 1948, pelas irmãs Schoenstatt, que vieram da Alemanha em 1936. As religiosas fundaram uma pequena escola, hoje o Colégio Mãe de Deus, e no jardim se encontra o Santuário, que é aberto para visitação. Está localizado na Avenida São Paulo, 651.
Aberto ao público em 2010 para comemorar os 50 anos das Exposições Agropecuárias de Londrina. Possui um acervo de imagens, documentos textuais, objetos, livros e materiais audiovisuais, recriando o cotidiano do meio rural no desenvolvimento de Londrina. Fica localizado no Parque Governador Ney Braga, Avenida Tiradentes, 6275.
Inaugurada em 2006, a Casa representa a memória histórica de Madre Leônia Milito, Dom Geraldo Fernandes e fundadores da Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret. Possui um grande acervo de objetos e documentos da trajetória da Congregação. Está localizada na Rotatória Rodolfo Massaro, 300.
Engana-se que o Sesc Cadeião Cultural não é um dos pontos turísticos de Londrina. Localizado no centro de Londrina, Rua Sergipe, 52 e inaugurado em 2014, o SESC Cadeião Cultural também é considerado um ponto do turismo histórico-cultural. É um espaço cheio de atrações, cursos e oficinais. Possui salas para exposições de artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro e dança. O prédio, único remanescente da década de 1930, serviu com cadeia pública por mais de 50 anos, daí o apelido “Cadeião Cultural”.
Inaugurado em 1988 e localizado na Avenida Dez de Dezembro, 1830, o Terminal Rodoviário foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. A construção é toda feita de zinco com um formato circular e possui lojas, farmácias e banco.
Ginásio de Esportes Professor Darci Côrtes (Moringão)
Foto: Divulgação
O Ginásio de Esportes Professor Darci Côrtes, conhecido como Moringão, também é um dos pontos turísticos de Londrina. Foi inaugurado em 1972 e fica localizado na Rua Gomes Carneiro, 315. Possui capacidade para 6.000 pessoas, sendo a mais importante praça esportiva coberta da cidade, abrigando competições locais, regionais e nacionais, além de ser utilizado para shows e eventos culturais.
Estádio Municipal JacyScaff, mais conhecido como Estádio do Café, também é um ponto do turismo histórico-cultural. Foi inaugurado em 1976. Construído para o Londrina Esporte Clube disputar o campeonato brasileiro de futebol, o estádio homenageia o diretor e presidente do LEC, que foi grande incentivador da modalidade. Fica localizado na Avenida Henrique Mansano, 889.
Inaugurado em 1949, o Aeroporto de Londrina é considerado o terceiro maior do Estado do Paraná e o quarto da Região Sul. Seu nome é dedicado ao prefeito José Richa que governou a cidade em 1972 e foi governador do Estado entre 1983 e 1986. Fica localizado na Rua Tenente João Maurício Medeiros, 300.
Situado entre as ruas Prefeito Hugo Cabral e Minas Gerias, um dos pontos do turismo histórico-cultural teve sua implantação em 1970, fazendo parte do eixo que ligava a Nova Dantzig (hoje Cambé) à Colônia do Jatahy (hoje Jataizinho).
Inaugurado em 1977, o Monumento é um dos pontos turísticos de Londrina. Está localizado às margens do Lago Igapó, entre as ruas Senador Souza Naves e Antônio de Moraes Barros. Possui 10 metros de altura, revestido de granito e mármore, foi projetado pelo arquiteto Panayotes Saridakis.
Inaugurado em 1987 em comemoração ao 55° aniversário da Viação Garcia, fica localizado em frente ao Terminal Rodoviário. A escultura possui 15 metros de altura e simboliza os viajantes que procuram uma integridade interior e a unidade entre Eros(desejo) e Tanatus(morte).
Fundado em 2000, o Centro de Eventos fica localizado na Rodovia Mabio Gonçalves Palhano, 3333 e conta com uma estrutura completa, com recursos tecnológicos e serviços que garantem conforto e segurança.
Construída em madeira no ano de 1937, a Capela foi refeita na década de 40 pela comunidade com tijolos assentados sobre o barro. Um dos pontos turísticos de Londrina, esta igreja é um patrimônio da nossa cidade, resgata a identidade da comunidade do Heimtal, a mais antiga de Londrina, e fica localizada na Avenida Ludwig Ernest.
A Mesquita também reflete o turismo histórico-cultural de Londrina. Foi construída em 1968 e fica localizada na Rua São Marcos, 125. A Mesquita Rei Faiçal é a segunda mesquita construída no Brasil, e foi erguida pelos pioneiros da cidade que vieram do Oriente Médio trazendo a palavra do Islam.
Foi inaugurado em 1988, fica localizado na Praça dos Viajantes, ao lado do Terminal Rodoviário de Londrina. À medida que a posição do sol varia, a sombra desloca-se pela superfície do mostrador (pino), passando pelas linhas que indicam as horas. Um lugar muito interessante que merece ser visitado.
O Relojão é um dos pontos turísticos de Londrina mais conhecidos e fica instalado no alto do Edifício América, no centro da cidade. Foi construído na década de 60 pela Fábrica de Relógio Dimep de São Paulo. É considerado um dos maiores do país, com 6,50m de largura e uma estrutura de suporte que mede 3,50m. O relógio pode ser visto de vários pontos da cidade, principalmente do centro.
A Paróquia de Santo Antônio de Warta é outro dos pontos do turismo histórico-cultural de Londrina. Foi criada no dia 24 de setembro de 1957, pelo então bispo Dom Geraldo Fernandes. A comunidade de Warta é bastante participativa com a vida religiosa na preservação dos costumes da fé e crença cristãs. A Paróquia fica na Praça Pe. Aurélio Basso, 76, na Warta.