Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”

Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”

INFORMAÇÃO

O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e, a partir de 1974, tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas.

Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.

A missão do Museu é desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Londrina e região, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população.

O MUSEU POSSUI 3 SETORES:

•  Setor de Imagem e Som “Eugênio Brugin”

O setor possui um acervo de aproximadamente 50 mil peças (fotografias, álbuns fotográficos, negativos de vidro, negativos flexíveis, slides, filmes de 16mm e 35mm, quadros, discos, depoimentos gravados de pioneiros de diversas profissões em fitas K-7 e Vídeo).

São diversas as coleções fotográficas que integram o acervo, produzidas, sobretudo, a partir do final da década de 1920.

Destacam-se as coleções de José Juliani, fotógrafo oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná , que registrou o desenvolvimento de Londrina e região nas décadas de 1930 a 1960. Coleção de George Craig Smith, integrante da Primeira Caravana que chegou em Londrina em agosto de 1929 e registrou as primeiras imagens no Patrimônio Três Bocas, que deu origem à cidade de Londrina. E a Coleção de filmes de 16mm do pioneiro Hikoma Udihara, que documentou a cidade de Londrina e região nas décadas de 1940, 1950 e 1960.

•  Setor de Objetos

Compõe-se de coleções das mais variadas categorias de objetos e materiais representativos do cotidiano dos cidadãos londrinenses e da região, desde os primeiros colonizadores.

•  Setor de Biblioteca e Documentação “José Garcia Molina”

O acervo é constituído de documentos textuais, mapas, plantas, microfilmes, periódicos, monografias, depoimentos, etc. que retratam a história de pioneiros de Londrina e região.

No museu, pode-se conhecer, além da história de Londrina, a história do prédio, que é um dos cartões postais de Londrina.

HORÁRIOS

Terça-feira a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Sábados e domingos das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Terça-feira a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30Sábados e domingos das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Tels: (43) 3323-0082

Endereço

Rua Benjamim Constant, 900 - Centro (Próximo ao Terminal Urbano de Londrina), - , - PR - CEP: