Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss” Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”

Museu Histórico de Londrina “Padre Carlos Weiss”

INFORMAÇÃO

O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e, a partir de 1974, tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas.

Desde 10 de dezembro de 1986, ocupa o prédio da antiga Estação Ferroviária de Londrina, que por suas linhas arquitetônicas constitui-se em marco histórico da origem inglesa da colonização de Londrina e do Norte Novo do Paraná.

A missão do Museu é desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Londrina e região, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população.

O MUSEU POSSUI 3 SETORES:

•  Setor de Imagem e Som “Eugênio Brugin”

O setor possui um acervo de aproximadamente 50 mil peças (fotografias, álbuns fotográficos, negativos de vidro, negativos flexíveis, slides, filmes de 16mm e 35mm, quadros, discos, depoimentos gravados de pioneiros de diversas profissões em fitas K-7 e Vídeo).

São diversas as coleções fotográficas que integram o acervo, produzidas, sobretudo, a partir do final da década de 1920.

Destacam-se as coleções de José Juliani, fotógrafo oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná , que registrou o desenvolvimento de Londrina e região nas décadas de 1930 a 1960. Coleção de George Craig Smith, integrante da Primeira Caravana que chegou em Londrina em agosto de 1929 e registrou as primeiras imagens no Patrimônio Três Bocas, que deu origem à cidade de Londrina. E a Coleção de filmes de 16mm do pioneiro Hikoma Udihara, que documentou a cidade de Londrina e região nas décadas de 1940, 1950 e 1960.

•  Setor de Objetos

Compõe-se de coleções das mais variadas categorias de objetos e materiais representativos do cotidiano dos cidadãos londrinenses e da região, desde os primeiros colonizadores.

•  Setor de Biblioteca e Documentação “José Garcia Molina”

O acervo é constituído de documentos textuais, mapas, plantas, microfilmes, periódicos, monografias, depoimentos, etc. que retratam a história de pioneiros de Londrina e região.

No museu, pode-se conhecer, além da história de Londrina, a história do prédio, que é um dos cartões postais de Londrina.

HORÁRIOS

Terça-feira a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30

Sábados e domingos das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h

Terça-feira a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30Sábados e domingos das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Tels: (43) 3323-0082

Endereço

Rua Benjamim Constant, 900 - Centro (Próximo ao Terminal Urbano de Londrina), - , - PR - CEP: