A Catedral de Londrina passou por três construções, o que causou uma enorme mudança desde sua forma original. A primeira Catedral foi construída em madeira no ano de 1934 e o primeiro vigário foi o Padre Carlos Dietz.
Em 1943, foi inaugurada a Catedral de alvenaria, que mais tarde foi demolida em parte, para dar lugar à nova Catedral, construída em 1970. Resta apenas uma pequena parte da antiga construção. Em fevereiro de 1967, a paróquia de Londrina foi elevada à categoria de Diocese, assumindo seu primeiro Bispo Dom Geraldo Fernandes. Em novembro de 1970, foi elevada a arquidiocese. Dom Geraldo Fernandes foi também Arcebispo.
Pe. Carlos Dietz: alemão, foi o primeiro vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a primeira de Londrina. Ficou até 1936, quando assumiu o Pe. Germano Mayer.
Na Catedral, encontram-se os restos mortais de Dom Geraldo Fernandes Bijos, primeiro Bispo e Arcebispo de Londrina, que exerceu grande influência em todas as esferas da vida religiosa e da sociedade londrinense.