Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina Matsuri terá Exposição de Oshibanas

Londrina Matsuri terá Exposição de Oshibanas

quarta, 05 de setembro de 2012
Categoria: noticia

O Londrina Matsuri completa 10 anos em 2012 e traz uma grande novidade para os visitantes: Exposição e Workshop de Oshibanas. O Festival da Primavera, que acontece neste final de semana, contará com a presença da artista Mirian Tatsumi. A arte, recentemente difundida no Brasil, consiste em utilizar flores, folhas, galhos, frutas, verduras e legumes, desidratados e prensados naturalmente, produzindo quadros e objetos decorativos que são verdadeiras obras de arte. ?Os quadros não são feitos com cola. Cada componente é sobreposto em papel com a ajuda de uma pinça, fechado com vidro e finalizado com a retirada total do ar para criar o vácuo?, explica.

A artista vai expor cerca de 50 obras de variados tamanhos e também realizará workshops para os interessados na técnica. Segundo Miriam, a beleza dos quadros impressiona porque vistos de longe parecem pinturas, mas sob um olhar mais atento, as pessoas percebem que são plantas naturais que compõem as paisagens e figuras.

Nos workshops, será possível conhecer a técnica através de um vídeo e fazer na prática a montagem de um marcador de página. ?As plantas já estarão prontas para a realização dos trabalhos porque o processo de secagem leva de 7 até 20 dias dependendo da espécie. Cada grupo de plantas tem uma técnica diferenciada de desidratação para que se garanta a preservação das características de coloração e texturas naturais por muito mais tempo e com mais qualidade?, conta Mirian.

Entre as obras que vão compor a exposição, estão os quadros intitulados ?O Navio Kasato Maru? e ?A dificuldade dos imigrantes do Brasil? que foram confeccionados por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 2008. Além disso, a obra ?Floresta Amazônica?, premiada em Yokohama no Japão também poderá ser contemplada.

?É um privilégio participar do Londrina Matsuri. Estou muito lisonjeada com o convite. Espero que o público aprecie a arte Oshibana?, elogia Mirian que aguarda grande visitação no Recinto Soiti Taruma, local especial no Parque Ney Braga para a Exposição.

A Artista

Mirian Tatsumi é mestra em Arte Oshibana, formada no Japão durante os sete anos que viveu no país asiático. O talento da artista é resultado de mais de 14 anos de estudo e dedicação. Seus trabalhos são referência no Brasil e reconhecidos internacionalmente.

História

A palavra Oshibana significa flores prensadas. Relatos históricos da técnica são do século XVI na Europa, quando botânicos italianos trocavam ervas medicinais desidratadas para fins científicos por meio de correspondências. Mas, a utilização de flores secas e prensadas em obras de arte, é datada do século XVII na Inglaterra. Estima-se que hoje a arte Oshibana esteja presente em mais 10 países, especialmente no Japão. Os japoneses aprimoraram a técnica por um método a vácuo, o mesmo que vem sendo utilizado no Brasil. Este procedimento é o que contribui para que as flores mantenham suas cores nítidas mesmo depois de secas por muitos anos. No Brasil, a Oshibana passou a ser difundida a partir de 2004 por intermédio de Mirian Tatsumi.

Fonte: Produção Marcão Kareca