Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

10º Londrina Matsuri confirma sucesso com recorde de público

quarta, 12 de setembro de 2012
Categoria: noticia

A programação especial, um dia a mais de Festival e a intensa divulgação da décima edição do Londrina Matsuri garantiram um recorde de público em 2012, ultrapassando a expectativa de 30 mil pessoas no evento que aconteceu no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina. “Este ano, o festival foi realizado durante quatro dias, com encerramento no último domingo (09). O grande público compareceu, nos ajudando a cumprir nossos objetivos de integração, divulgação da cultura japonesa, além do estímulo à educação ambiental”, comenta Luiz Shiroma.

Neste ano, mais de 80 estandes formaram a área comercial, cultural e gastronômica, além de uma programação cultural que contemplou mais de 50 apresentações de dança, música, artes marciais e canto. Pessoas de todas as idades, famílias e caravanas de outras cidades prestigiaram a edição comemorativa do evento. “Registramos a presença de mais de 500 convidados entre grupos e entidades que vieram de diversas cidades do Paraná e interior de São Paulo”, destaca a presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma.

Segundo Mity, “o público ficou encantado com as apresentações do mestre do ilusionismo, Edson Iwassaki que realizou todos os dias, shows de mágica no palco principal. Outros grandes destaques deste festival foram o espetáculo de Yosakoi Soran com a coreografia a apresentada pelo Grupo Sansey recentemente no Japão e o show ‘Integração e Legado’ que reuniu no palco cantores e músicos convidados”.

Parceiros e apoiadores do evento também receberam uma bela homenagem no sábado. “Fizemos a entrega de um troféu, uma forma simbólica de agradecer a parceria de profissionais e empresas que durante esses 10 anos ajudaram na realização do Londrina Matsuri”, explica Mity.

Encerrando as atividades, todos os dias, o Grupo Sansey comandou sessões de Matsuri Dance, embalando jovens, adultos e crianças que, de forma impressionante, lotaram a praça de eventos em frente ao palco central. “Este ano também realizamos o sonho de gravar nosso primeiro DVD registrando a animação do Matsuri Dance”, revela Shiroma.

Mais de 500 crianças, estudantes de escolas públicas, participaram das atividades recreativas e oficinas, no “Espaço Criança”, promovido pelo SESC “Jogos de tabuleiro, tobogãs infláveis, cama elástica, gibiteca de mangás e oficinas de origami, kirigami, mangá e caricatura ficaram a disposição da criançada”, descreve Gradison Komura, técnico de atividades do SESC Paraná.

A temática “responsabilidade ambiental” que sempre tem destaque no Londrina Matsuri foi promovida pela 5a. Mostra Meio Ambiente ? Melhores Práticas, pelo incentivo ao projeto “Vá de ônibus e ajude o planeta” e pelas ações de recolhimento de todo material reciclável gerado no evento, bem como do óleo vegetal usado, que foi coletado pela empresa Olam Recicle, sendo parte da renda doada ao Hospital do Câncer de Londrina.

Mirian Tatsumi, mestra em Oshibana com formação no Japão, ficou lisonjeada com o destaque dado à sua Exposição artística instalada no Recinto Soiti Taruma. “Foi um privilégio vir de São Paulo para participar do Londrina Matsuri. Agradeço pelo convite e receptividade. Atendemos mais de 400 pessoas nos workshops ministrados, gerando um grande interesse pela arte Oshibana. Inclusive surgiu a ideia de disponibilizar um curso para Londrina”. (Interessados, entrar em contato com o Grupo Sansey pelo: 43 3348-5145)

Rosangela Takemura, da “Casa das Flores”, que trouxe mais uma vez a Exposição exclusiva da Rosa do Deserto também elogiou a organização do evento e confirmou que a quantidade de público superou suas expectativas. “Tivemos grande movimento no estande, com presença de pessoas de diversas cidades da região”.

O Nagashi Sômen novamente foi um grande sucesso. Em várias sessões, todos os dias, as pessoas puderam degustar o ?macarrão na correnteza?, gratuitamente. A parada ?oficial? para as fotos do público no evento, foi no Jardim Japonês especialmente montado com uma linda paisagem ao fundo, lago, flores, peixes, ponte, “tori” e “mikoshi”.

Os oito restaurantes da Praça de Gastronomia comprovaram que a culinária japonesa está realmente caindo no gosto dos ocidentais. Para Willian Masuda, do Restaurante Kabuto, “aos poucos, os brasileiros vão experimentando e apreciando os pratos tipicamente japoneses. Este ano, servimos sushi, sashimi, sobá, tempurá, hot roll e udon. Fiquei surpreso com a grande quantidade de público”.

Na área comercial, a empresária Sayuri Araki, da Yorokobi, loja especializada em produtos orientais, também ficou satisfeita com a grande movimentação no Parque de Exposições. “Muitos clientes elogiaram a estrutura do Londrina Matsuri, pois não imaginavam tamanha organização. Mais importante que o ótimo resultado comercial é que nossa empresa tem o mesmo objetivo do Festival: aproximar a nova geração aos costumes antigos orientais para que a cultura ‘não se apague’ com o passar dos anos”, explica.

Este ano, entre os estandes mais badalados estavam aqueles que comercializavam produtos de Anime. O resultado foi um vai e vem de pessoas passeando pelo evento, vestindo roupas ou acessórios de seus personagens favoritos. “O sucesso do Londrina Matsuri, mais uma vez, é resultado da colaboração de profissionais e, principalmente, de centenas de voluntários que há 10 anos nos ajudam a realizar essa grande festa”, finaliza Mity Shiroma.

O Grupo Sansey, entidade cultural e beneficente sem fins lucrativos, responsável pela realização do evento Londrina Matsuri agradece ao patrocínio das empresas: Caixa Econômica Federal, Unimed, Copel, Santander, Bradesco, Sercomtel, Midiograf, Drogamais e Spaipa Coca Cola e também aos apoios recebidos de orgãos do Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Londrina, UTFPR, Sociedade Rural do Paraná, Sesc Fecomercio, Grupo RPC, Rádios Paiquerê AM, Folha FM e Igapó FM, Itamaraty e Comunicação Marcão Kareca.

Fonte: Comunicação Marcão Kareca