Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
8º Londrina Matsuri recebeu 30 mil visitantes 8º Londrina Matsuri recebeu 30 mil visitantes

8º Londrina Matsuri recebeu 30 mil visitantes

Wednesday, 08 de September de 2010
Categoria:

Em quatro dias de festa, cerca de 30 mil pessoas estiveram no Londrina Matsuri 2010. O festival terminou ontem (07) e segundo a organização do evento, os objetivos foram alcançados. ?Atingimos a nossa principal intenção, que é realizar um festival que valorize a integração entre os povos, divulgue a cultura japonesa, a conscientização da fraternidade e a preocupação com o meio ambiente? destacou o coordenador geral do 8º Londrina Matsuri, Luiz Shiroma.  

O sucesso do Festival da Primavera, que aconteceu no Parque de Exposições Governador Ney Braga, foi o resultado da colaboração de dezenas de profissionais, além dos mais de 200 voluntários do Grupo Sansey envolvidos diariamente no evento.   Durante os dias de festividade, foram realizadas 35 apresentações. O Bon Odori (dança folclórica interativa) teve a interação do público, assim como o Matsuri Dance que atraiu milhares de pessoas em todas as noites.

O já tradicional Nagashi Sômen (macarrão na correnteza) teve mais uma vez um estande exclusivo e contou com 20 pessoas trabalhando para servir 120 kg de macarrão. As degustações gratuitas foram servidas para aproximadamente 2.500 pessoas.

Neste ano, cerca de 80 estandes formaram a área comercial, cultural e gastronômica. Segundo Emiko Koyama, proprietária de um dos restaurantes montados no Londrina Matsuri, foram servidas uma média de 800 porções por dia. Os sabores do oriente estiveram presentes na forma de deliciosos pratos de yakissoba, tempurá, udon, sashimi, entre outros.

 A diversão das crianças esteve garantida nos espaços dedicados às oficinas, com várias opções de atividades e brincadeiras, como oficinas de pipa, origami, robótica, mangás e caligrafia. 

O Londrina Matsuri manteve sua preocupação com a preservação do meio ambiente. Os visitantes puderam conferir oficinas seguindo esta temática: compostagem, confecção de carteiras com material reciclado e sabão a partir do óleo de cozinha. Em um dos estandes, também estava a biblioteca móvel ambiental.

Concurso Meio Ambiente premiou os participantes

No 8º Londrina Matsuri foi realizado o 2º Concurso Meio Ambiente ? Melhores Práticas. As cinco escolas públicas (municipais e estaduais) que participaram do concurso receberam certificados e prêmios.

Foram expostos 10 projetos, avaliados pelos professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O primeiro lugar do concurso ficou com o Colégio Estadual Albino Feijó Sanches, com o projeto Dispenser ecológico para resíduos de cigarro.

A Escola Municipal Zumbi dos Palmares ficou com o segundo lugar, apresentando o projeto Agentes ambientais mirins. O terceiro lugar foi para a Escola Municipal Pedro Vergara Correa, com o projeto Ética ambiental e cidadania.

Curiosidades do Londrina Matsuri

 Vieram de longe algumas das atrações do 8º Londrina Matsuri. O escultor Arlindo Monteiro viajou de Maceió para expor suas obras no festival. As miniaturas esculpidas em palitos de fósforo chamaram a atenção dos visitantes do evento. Algumas peças eram milimétricas e para conseguir notar a riqueza dos detalhes foi preciso utilizar lupas.

Já o ?engenheiro de pipas? Ken Yamazato veio de São Paulo. A revoada das pipas encantou crianças e adultos. Nas mãos do engenheiro as pipas assumiram várias formas inusitadas, como as de borboletas e morcegos.

No estande da Casa das Flores, as pessoas tiveram a oportunidade de ver de perto a beleza da 1a. Exposição de Rosa do Deserto, um arbusto típico de áreas desérticas ? cerca de 1.500 mudas estiveram expostas. 

Fonte: Produção Marcão 

Mais detalhes:

8° LONDRINA MATSURI ? Festival da Primavera Local: Parque de Exposições Ney Braga ? Londrina/PR Data: 04 a 07 de setembro de 2010 Fone: (43) 3338-2555