Londrina Matsuri 2019 inicia nesta sexta-feira
Um dos maiores eventos da comunidade japonesa no Estado, o Londrina Matusuri, que está na...
A Exposição de Rosa do Deserto, planta que é sucesso e novidade em todo o Brasil, está de volta na 9ª Edição do Londrina Matsuri. A rosa do deserto é um arbusto de belas flores com um caule escultural que desperta a curiosidade pela beleza e formato exótico.
?No ano passado, fomos os pioneiros em realizar a Exposição destas plantas que poucos conhecem. Nesta edição, ampliamos o espaço Primavera destinado às flores?, anuncia Luiz Shiroma, coordenador do evento.
Existem colecionadores de rosa do deserto da mesma forma que muitos se dedicam às orquídeas, bonsais, cactos, bromélias e carnívoras. Além do caule, as florações são surpreendentes: cores que vão do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam flores dobradas e pétalas em tons mesclados ou em degradê.
A flor do deserto (Adenium obesum), segundo especialistas, é nativa da África. O caule, diferencial da planta, é robusto na base, justamente para preservar água e nutrientes, já que é originária de regiões semiáridas. Apesar de ainda ser novidade, ela já está ganhando aficionados pelo mundo, conquistando bonsaístas e amantes de plantas exóticas.
?A exposição exclusiva de rosa do deserto no Londrina Matsuri é única no país. No ano passado já foi um sucesso, e este ano, vamos ter mais variedades. Quem já coleciona, vai ter bastante opções?, comenta Rosangela Takemura, proprietária da Casa das Flores, empresa parceira do Espaço Primavera.
A produtora de flores adianta que na exposição o visitante poderá comprar mudas ou até mesmo vasos com as plantas com mais tempo de cultivo. ?Essas plantas que já estão com três a quatro anos parecem bonsais, são bem exuberantes, floridas e com o caule bem desenvolvido?, explica.
De acordo com Rosangela, além da beleza, o que atrai é a facilidade da manutenção da rosa do deserto. ?Ela fica o ano todo florida, basta oferecer muito sol e pouca água para mantê-la?.
Segundo o coordenador do Londrina Matsuri, as orquídeas também terão um espaço especial nesta Exposição. ?Vale a pena visitar!?, convida.
Fonte: Produção Marcão Kareca