Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Início do ano: dicas para organização da casa

Início do ano: dicas para organização da casa

Monday, 14 de January de 2019
Categoria:

Saber o lugar de cada objeto e praticar o desapego são duas das dicas essenciais para a arrumação de ano novo dadas pela arquiteta Gabi Aude

Começar o ano com o pé direito não tem segredo. O primeiro passo é estar em harmonia – tanto consigo mesmo, quanto com o ambiente ao seu redor. Nossa casa é o refúgio e a base da rotina. Quer saber como dar início a 2019 com ele em ordem? A arquiteta Gabi Aude, apresentadora do canal Decorando com Gabi Aude, dá dicas práticas para organização. Confira:

Pratique o desapego

Ano novo, vida nova, certo? A principal dica para renovar a casa em 2019 é praticar o desapego. A limpeza vale principalmente para as roupas dentro do armário. Esse é o momento de analisar a qualidade das peças e caçar na memória a última vez em que cada uma delas foi usada. Todos tem aquela roupa boa que não deixa o cabide ou a gaveta há meses – esse é o momento de dar a ela um novo lar. De quebra, o ano ainda começa com uma boa ação.

Início do ano: dicas para organização da casa

Foto por Priscilla Du Preez, no Unsplash

Saiba o lugar de cada objeto

Quem gosta de ter “gavetas da bagunça” na sala e no home office pode e deve aproveitar a época para limpar esses espaços também. Canetas sem tinta, cadernos cheios e antigos, clips largados em todo canto: cada uma dessas coisas deve ser ou realocada, ou jogada fora.

Quando for organizar a decoração e seus enfeites, é importante pensar que você está “editando” sua casa. Todo o objeto que não tem lugar ou utilidade pode encontrar uma casa nova.

“É importante que a gente só tenha “apego” àquilo que fica guardado por que realmente tem um forte valor emocional, como presentes de entes queridos e memórias de viagem, ou então que exerçam uma função”, explica a arquiteta.

Início do ano: dicas para organização da casa

Foto: Gabi Aude

Se você possui qualquer tipo de coleção, no lugar de deixá-la escondida em um gaveta, pense em uma prateleira ou móvel próprio para exibir e tornà-la decorativa. No caso de revistas, por exemplo, é possível montar um revisteiro moderninho e de pegada industrial com canos de PVC e tecido, conforme Gabi ensina em seu canal.

Tenha bons separadores e caixas

Os organizadores são os melhores amigos do lar! Cada cantinho pode ter um tipo diferente. No quarto, por exemplo, podemos ter os separadores de peças, tipo colmeia, para as gavetas de roupas íntimas. Cestas aramadas são ótimas para empilhar e usar dentro do gabinete (ou fora), em um suporte próprio para elas, como Gabi executou em seu canal.

Início do ano: dicas para organização da casa

Foto: Gabi Aude

Um bom exemplo de “itens sem lugar” dentro de casa são os sapatos, principalmente para quem gosta de ter o hábito de retirá-los na entrada. Onde colocá-los, para facilitar a rotina? Ter uma sapateira no hall quebra esse galho. No Decorando com Gabi Aude, a arquiteta ensina como fazer uma, com peças de madeira e caixotes rústicos, que ainda faz às vezes de calçadeira.

Início do ano: dicas para organização da casa

Foto: Gabi Aude

Descubra a rotina que adotará o resto do ano

Entramos no novo ano com metas e objetivos – entre eles manter a casa em ordem. É mais fácil focar nessa mentalidade se você conseguir criar um planejamento. Descubra o que funciona em sua rotina. De repente, pode ser organizar um pouquinho de cada cômodo por dia, ou mesmo resolver a casa toda em um só sábado por semana.

Aos poucos, com essas práticas, alguns hábitos ligados à bagunça vão embora, como tirar objetos e não devolvê-los ao seu lugar. Além disso, conforme perceber que precisa de armazenamento – um suporte, uma caixa ou o que for – invista nessas peças sem medo!

Sempre que sentir a necessidade, vale à pena voltar para a primeira dica e reeditar a casa.

Fonte: Divulgação