Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saiba como ter flores no jardim o ano inteiro

Saiba como ter flores no jardim o ano inteiro

sexta, 13 de dezembro de 2019
Categoria: noticia

É necessário precisão na escolha das plantas

Muitos dos apreciadores da flora caseira e jardineiros de plantão podem ter dificuldade na missão de manter o jardim florido durante todo o ano. Existem algumas maneiras para executar tal feito, mas a diversidade de espécies é enorme nos dias de hoje. É necessário precisão na escolha das plantas que vão compor o terreno, pois existem muitas variáveis que envolvem o florescimento, desenvolvimento e outros processos.

As rosas, por exemplo, apesar de serem das flores mais cobiçadas em todo o mundo desde a Antiguidade, têm hoje mais de 200 espécies silvestres conhecidas e mais de 30 mil versões híbridas. Assim, a planta que historicamente florescia na primavera tem novas variações, que suportam diferentes situações. É importante entender a procedência da planta e dominar as especificidades necessárias no que se refere a solo, rega, poda e outras condições.

Saiba como ter flores no jardim o ano inteiro

Foto: Divulgação

Quem cuida do jardim e tem a preocupação de mantê-lo colorido e vistoso durante o todo o ano vai, naturalmente, dar preferência às plantas que florescem o ano inteiro, em qualquer estação, e são resistentes. Tais flores permitiriam mais longevidade aos jardins.

Uma das opções são as classificadas como perenes, como é o caso da astromélia, lavanda, margarida amarela, entre outras. Elas apresentam uma ótima opção por serem duradouras, podendo viver mais de dois anos com mais de dois ciclos sazonais sem que as folhas caiam. Ainda existem outras espécies com uma boa durabilidade. É o caso da maria-sem-vergonha, begônia cerosa, estrela-do-egito, gerânio, vinca, onze-horas, entre outras.

Com uma combinação de flores que tenham longa durabilidade, torna-se mais fácil concluir a missão de manter o jardim florido o ano inteiro. Vale lembrar que as diversas espécies podem trazer variações, assim, sempre se deve estudar qual é a flor para o melhor resultado.

Aos mais experientes, vale pensar na possibilidade de organizar um jardim com plantas que floresçam em diferentes épocas do ano. Imagine um girassol no verão, orquídea no outono, gazânia no inverno e jasmim na primavera. Dessa forma, o espaço não só terá flores o ano inteiro, mas, ao mesmo tempo, vai mudar o perfume e o visual de acordo com as diferentes épocas do ano.

Fonte: Divulgação