Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Como reutilizar o pote de geleia na decoração de casa?

Como reutilizar o pote de geleia na decoração de casa?

terça, 23 de junho de 2020
Categoria: noticia

A arquiteta Gabi Aude ensina como enfeitar potes de vidro e aproveitá-los no décor

Um pote tem mil e uma utilidades – ainda mais transformado por mãos habilidosas. Aqueles vidrinhos que existem em toda casa ganham novas caras: podem ser potes de azeitona, geleia, palmito, massa de tomate…

Para usá-los com novo propósito, basta uma pequena lista de materiais e bastante criatividade. Nos exemplos abaixo, a arquiteta Gabi Aude, do canal Decorando com Gabi Aude, cria hortinhas em casa e um porta-itens elegantes para todo tipo de banheiro e cozinha. De quebra, ainda mostra como criar um suporte para quem não possui espaço suficiente de bancada. Confira:

Como reutilizar o pote de geleia na decoração de casa?

Decorando as tampas dos potes

O foco dos potinhos usados com organizadores são as tampas! Elas são as estrelas dessa decoração, dando charme aos vidros comuns. Descomplicadas de se fazer, recebem a aplicação de enfeites. Estes podem ser, por exemplo, flores falsas feitas de tecido ou puxadores de porta diferentes do comum. A cola instantânea é a melhor amiga do faça você mesmo, responsável por colá-los ao centro das tampas. Feito isso, é hora de pintar a composição com a tinta spray do tom preferido. A dica é apostar no dourado, atemporal e elegante em qualquer ocasião. O interessante desses potes é sua beleza versátil. Eles podem guardar joias, itens do banheiro, temperos na cozinha…

Como reutilizar o pote de geleia na decoração de casa?

Em casos onde se usa puxadores com efeitos transparentes por exemplo, ou áreas que não devem ser pintadas, a recomendação é protegê-los com fita crepe ou pintar a tampa antes de colá-los.

Para usar um pote igual como saboneteira, é necessário fazer um furo no centro da tampa, onde será encaixado o pump. O processo de pintura é o mesmo das tampas enfeitadas. Só a colagem que difere um pouco: use cola instantânea ou cola quente para fixar o diâmetro do recorte ao cabo do pump.

Como reutilizar o pote de geleia na decoração de casa?

Suporte para bancada

A intenção é descomplicar! Para criar o suporte, você precisará de:

-Cola instantânea
-Madeiras, nas seguintes quantidades e tamanhos, todas com 2 cm de espessura:
-2 peças 0,11 cm x 0,10 cm
-1 peça 0,54 cm x 0,10 cm
-1 peça 0,02 cm x 0,02 cm

Todas as peças podem ser adquiridas cortadas, inclusive com medidas adaptadas às proporções do seu banheiro. A peça mais larga é a base do suporte, enquanto as menores são as duas laterais. Cole-as com cola instantânea e espere secar, fazendo pressão por alguns segundos. Por último, cole a peça remanescente na frente, usando-a como proteção dos potinhos.

Hortinha

O mesmo pote de vidro que organiza banheiro e temperos da cozinha também vira horta! Dessa vez, a tampa é descartada e o pote não recebe intervenções. O diferencial é o suporte feito para parede, que traz o efeito de mini jardim vertical. No tutorial, sugerimos que você faça pelo menos três peças, para montá-las na configuração preferida, mas você pode fazer quantas quiser. Os materiais são:

-3 potes de vidro
-3 abraçadeiras tipo U, de um tamanho que se encaixe nos potes
-Betume
-Tinta PVA azul
-Lixa
-3 pedaços de madeira 0.70 x 0.15 – 2 cm espessura

Os pedaços de madeira são a base de cada um dos componentes sua hortinha vertical. O passo a passo é simples: primeiro, você passará o betume na peça. Depois de seco, é a vez da tinta PVA azul, usada em duas camadas. Para garantir um efeito envelhecido de pátina, supertendência, por último você lixará a superfície pintada da madeira. Depois disso fixe as abraçadeiras tipo U com parafusos nessa madeira e encaixe seus potes. Sem dificuldade, os potes da sua geleia favorita se tornam hortinha de ervas na cozinha, jardim vertical de suculentas e muito mais.

Sobre Gabi Aude

Com o lema “arquitetura e decoração acessível para todos”, a arquiteta Gabi Aude produz conteúdo focado no universo do faça-você-mesmo. Seu objetivo é dar dicas práticas e incentivar seus mais de 18 mil inscritos no canal a trazerem a própria identidade às suas casas, construindo seus móveis, pintando paredes e fazendo peças de decoração. Expert em DIY e projetos funcionais, a profissional passou também a colaborar em participações especiais com o programa É de Casa, durante as manhãs de sábado da TV Globo.

Fonte: Divulgação