Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Atleta de Londrina participa do Mundial de Kickboxing 2023 em Portugal

quinta, 16 de novembro de 2023
Categoria

A competição começa nesta sexta-feira (17), com mais de 1.500 atletas de 73 países participando, dentre eles, o londrinense Guilherme Belarmino

Nesta quarta-feira (15) o atleta londrinense Guilherme Belarmino irá para a cidade de Albufeira, em Portugal, onde vai disputar o Campeonato Mundial de Kickboxing 2023. A competição começa nesta sexta-feira (17) e vai até o dia 26 de novembro, com mais de 1.500 atletas de 73 países. Assim como Belarmino, o atleta de Cambé Lucas Defu Monteiro também estará no torneio.

Para participar do Mundial, é preciso ser faixa preta em kickboxing e ser o primeiro da categoria no ranking nacional. Os pontos para o ranking são somados com participação em competições estadual e nacional, Copa Paraná e Copa Brasil. Após ser consagrado como primeiro no ranking, o atleta precisa participar de um camp de treinamento da seleção. Ali, é realizada uma avaliação e, se o atleta for considerado apto, é convocado para participar do Mundial.

Atualmente, Belarmino é bicampeão da Copa Europeia. Ele já foi vice-campeão na Copa do Mundo de Kickboxing, nos anos de 2019 e 2020. O atleta ocupa a sexta colocação no ranking mundial pela categoria VM Kick Light -84kg.

Esta será a terceira participação do atleta londrinense no Mundial. A primeira vez de Belarmino nessa competição foi em 2015, em Belgrado, na Sérvia, quando ele acabou a competição como 5º colocado. Já nos anos de 2017 e 2019, em Budapeste, na Hungria, e em Sarajevo, na Bósnia, respectivamente, o atleta terminou em 9º lugar.

Belarmino disse que, até o momento, esse torneio é o mais importante de sua vida e que está focando para sair campeão. “É uma preparação que vem há dois anos, para a parte mental, física e técnica. Por dois anos, em todas as competições, subi no pódio, seja ela nacional ou internacional. Com isso, a minha equipe de treinadores montou a estratégia para chegar forte neste Mundial”, comentou.

As lutas do atleta começam na terça-feira (21). Na chave do londrinense, estão 12 atletas, cada um de um país diferente, e Belarmino só precisa vencer quatro lutas para ser campeão.

Ainda este ano, Belarmino irá participar do 13º Campeonato Sulamericano de Kickboxing, que será disputado na cidade de Foz do Iguaçu.

Guilherme Belarmino integra a equipe Londrina Kickboxing/Academia OFF/Júnior Vidal Team/IPEC/FEL, e recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e da Clínica Raro de Medicina.

Fonte: N.Com