Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura proporciona passeios na ExpoLondrina para idosos da cidade

Prefeitura proporciona passeios na ExpoLondrina para idosos da cidade

terça, 09 de abril de 2024

Parte dos participantes é transportada gratuitamente pelas equipes do Município ao Parque Ney Braga, onde conhecem diversas atrações

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), está proporcionando momentos de diversão, bem-estar e socialização na ExpoLondrina 2024 para as pessoas idosas atendidas pelos serviços e ações do Município.

No decorrer desta semana, cerca de 720 idosos serão contemplados pelas atividades. Parte dos participantes é levada ao Parque de Exposições Ney Braga no ônibus da SMI, que percorre a rota previamente definida, recolhendo os idosos cadastrados para as ações.

Nesta segunda-feira (8), às 13h30, a iniciativa foi aberta com uma atividade destinada às pessoas acima de 60 anos atendidas pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões norte, oeste e leste. Conduzida em conjunto entre a Secretaria Municipal do Idoso e a equipe eMulti, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a programação teve início com um aulão de ginástica e aquecimento ministrado por profissionais de educação física.

Na sequência, os idosos foram levados em um passeio pelo Parque de Exposições, tendo visitado a Fazendinha da exposição. Os participantes ficaram no local até aproximadamente 17h30, quando foram transportados de volta por veículos do Município aos pontos de onde haviam partido.

As atividades terão prosseguimento na terça (9) e quarta-feira (10), com idosos residentes, respectivamente, nos distritos rurais de Guaravera e Lerroville. E, na quinta-feira (11), as ações serão direcionadas às pessoas acima de 60 anos atendidas pela entidade Casa do Bom Samaritano. Por fim, na sexta-feira (12), a última turma contemplada será formada por idosos que moram na zona sul e participam de ações desenvolvidas por grupos e instituições daquela região.

Conforme a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, o objetivo da ação é beneficiar idosos que moram em regiões distantes, incluindo algumas pessoas que nunca haviam estado na ExpoLondrina. “Estamos proporcionando essa oportunidade para que eles conheçam a ExpoLondrina, que é uma das maiores feiras rurais do país. Serão tardes repletas de diversão e socialização; fazemos isso todos os anos, e eles adoram”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, agradeceu as autoridades à frente da Sociedade Rural do Paraná, em especial o presidente Marcelo El-Kadre, por possibilitar a entrada dos idosos no parque sem custos. Machado frisou que essas ações promovem a saúde física e mental dos idosos, bem como a sua socialização.

“Nós às vezes nos apegamos muito a essa necessidade de cuidar das pessoas doentes, mas ações como essa têm um caráter preventivo e são essenciais para os idosos. Ao trazê-los para essas atividades, queremos evitar que eles fiquem doentes, que entrem em depressão ou tenham algum outro problema de saúde. Ouvimos muitos relatos e histórias de idosos que estavam em depressão, e que a família havia abandonado ou que os filhos já não visitavam com tanta frequência. Através dessas atividades, eles encontram um novo modo de viver e de se reinventar, de aprender novas coisas e de fazer novas amizades. Com certeza, isso faz a diferença”, afirmou o secretário de Saúde.

Rita Ivanil da Silva, de 72 anos, mora no Jardim Primavera e é frequentadora do CCI Norte desde que a unidade foi inaugurada, em 2018. Ela contou que participa de várias atividades oferecidas pela Secretaria do Idoso.

“Faço dança e alongamento, e também participo de alguns cursos e palestras sobre saúde que a gente aproveita muito. Eu adoro dançar, e já tinha vindo à Expo Londrina outras vezes com o pessoal do CCI. Eu dou nota mil para o pessoal da Secretaria do Idoso e do CCI porque eles nos acolhem, ajudam e cuidam da gente, e isso é muito importante. Eu aprendo várias coisas nessas atividades, e também fiz amigos e amigas aqui, e isso é muito bom”, salientou.

Fonte: N.Com