Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
“Vivenciando na Prática” leva mil alunos da rede pública para visitas guiadas na ExpoLondrina com foco no conhecimento

“Vivenciando na Prática” leva mil alunos da rede pública para visitas guiadas na ExpoLondrina com foco no conhecimento

segunda, 08 de abril de 2024

Atividade é um dos pilares do projeto De Olho no Material Escolar e conecta alunos ao universo do agronegócio

Por Fernanda Bressan

Cerca de mil alunos do Ensino Médio vão visitar a ExpoLondrina até quarta-feira (10) na ação Vivenciando a Prática, ação dentro do projeto De Olho no Material Escolar. A atividade conecta os estudantes ao universo do agronegócio, proporcionando uma vivência real. Vice-presidente do projeto, Nerinha ANA Nery Terra Souza, veio de Maracaju (MS) para acompanhar a ação, que acontece a primeira vez em Londrina. “Lá em Maracaju todos os alunos da rede municipal visitam a nossa Exposição, são cerca de 5 mil alunos”, conta.

Por conta dessa expertise, ela foi convidada a acompanhar o Vivenciando na Prática na Explondrina. “Esta ação leva professores, alunos e editores de livros a ter uma experiência com a realidade do Agronegócio e hoje, saber onde estamos, onde o Brasil está em relação ao agronegócio. É uma experiência que faz a diferença para eles se conectarem a essa realidade, o conhecimento que chega pelos livros é diferente do que está sendo produzido no dia a dia do agro”, destaca Ana Nery.

Um dos focos da atividade é mostrar a tecnologia e a força do agronegócio também como uma oportunidade de trabalho. “Hoje 24,5% dos alunos do ensino médio estão deixando de estudar e também não estão trabalhando, queremos mostrar as oportunidades que podem vir do agronegócio, não é mais enxada, tem tecnologia inserida ali, tem que estudar, pois precisamos da ciência, de pesquisadores, descobrir o futuro da pecuária e dizer que eles podem estar inseridos nele”, diz.

Na ExpoLondrina os estudantes vão visitar alguns estandes que retratam a evolução e a tecnologia presente no agro. O De Olho no Material Escolar é um projeto nacional, com escritório em Barretos, que está presente em 16 estados. Renata Andreatta conheceu o projeto no ano passado na Agrishow e se encantou. “Quando conheci, vi que era o que eu estava procurando para a minha vida. Entrei em contato com a presidente, ela me contou mais do projeto e decidi que queria fazer parte, queria fazer para o agro tudo o que ele fez pra mim”, declara.

Isso aconteceu em junho do ano passado e ela quis trazer o Vivenciando na Prática para a ExpoLondrina. “É uma oportunidade dos alunos fazerem essa conexão do campo com a cidade, de mostrar a eles a realidade do que a gente faz dentro das porteiras, de quem somos nós”, acrescenta.

Elaine El-Kadre também participa do projeto e acompanhou a visita dos alunos na manhã desta segunda-feira. “Quando a Renata me apresentou o projeto eu me apaixonei e quis fazer parte dele. Trazer a ação para parque é muito importante, mostramos que a ExpoLondrina não é só festa, que ela é instrução, que há conhecimento dentro do parque. O próprio nome já diz, é vivenciar essa realidade, fazer com que as escolas visitem o parque com esse olhar no aprendizado”, diz.

As visitas seguem até quarta-feira, separadas em dois turnos: um começando as 8h30 e o outro as 14 horas.