Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Colchão ruim pode provocar ansiedade e maior risco de doenças cardiovasculares

Colchão ruim pode provocar ansiedade e maior risco de doenças cardiovasculares

quinta, 23 de fevereiro de 2017
Categoria

É preciso atenção para as condições nas quais dormimos: variações de luminosidade, barulhos e alterações no ambiente podem atrapalhar o sono

Dormir é algo tão bom quanto necessário. Durante o sono, recuperamos as energias tanto do corpo quanto da mente para continuarmos nossas vidas no dia seguinte. Por isso, é preciso atenção para as condições nas quais dormimos: variações de luminosidade, barulhos e alterações no ambiente podem atrapalhar a qualidade do nosso sono, mas a parte mais sensível dessa equação é o colchão.

Tempo para troca

Poucas pessoas prestam atenção ao detalhe sobre o tempo de validade dos colchões. Eles se deformam naturalmente com o uso e precisam ser trocados de tempos em tempos.

É importante respeitar o tempo de troca, porque nem sempre percebemos que aquela dor nas costas ou aquela dificuldade para dormir é causada por um colchão inadequado.

Isso vale também para as melhores marcas do ramo. Claro que um colchão de baixa qualidade irá apresentar problemas mais rápido, mas mesmo um de boa qualidade também se deteriora com o tempo e precisa ser substituído.

Problemas posturais

O uso de um colchão incorreto ou velho demais pode provocar uma série de problemas de saúde aos usuários. Os mais óbvios são os problemas posturais, quando o corpo apresenta sintomas em forma de dor ou desconforto.

As partes do corpo mais afetadas costumam ser as costas. Mal apoiada, a coluna pode pressionar a musculatura e a dor vem de carona. Torcicolos, fadiga e outros problemas ósseos ou musculares podem surgir do uso de colchões inapropriados ou em más condições.

O problema maior é quando o corpo não reclama imediatamente e uma lesão mais grave surge em longo prazo. Por isso, não espere os sintomas aparecerem e troque o colchão de acordo com a recomendação do fabricante.

Colchão ruim pode provocar ansiedade e maior risco de doenças cardiovasculares - LondrinaTur

Outros distúrbios

Má postura é mais facilmente associável a um sono ruim, mas, infelizmente, a lista de fatores que podem ser desencadeados por esse descuido é maior do que se imagina, como:

?             Asma e outras reações alérgicas: podem ser provocadas pelo acúmulo de mofo, ácaros ou outros materiais. A probabilidade é maior conforme o tempo passa.

?             Problemas endocrinológicos e metabólicos: o corpo não consegue realizar essas funções corretamente durante o sono.

?             Fadiga prolongada pela ausência de um sono de qualidade: reduz o metabolismo natural, ou seja, faz o corpo funcionar mais devagar durante o período em que está acordado.

?             Menos disposição para trabalhar, estudar e realizar atividades físicas.

?             Cansaço.

?             Mau humor.

?             Chances elevadas de obesidade e, consequentemente, de problemas cardíacos e diabetes.

 O que vem chamando a atenção dos médicos nos últimos tempos é a quantidade de problemas causados em decorrência da falta de qualidade no sono. Um colchão ruim dificulta o completo relaxamento da pessoa que dorme, evitando que ela atinja estágios mais avançados de sono. O chamado sono leve (também chamado de “dorme e acorda”) constante prejudica áreas comportamentais, como o estresse e a ansiedade.

Fonte: Divulgação