Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
6 mitos e verdades sobre a calvície

6 mitos e verdades sobre a calvície

terça, 12 de setembro de 2017
Categoria

Ainda são muitas as dúvidas que se tem a respeito dessa condição muito comum aos brasileiros

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a OMS, metade da população masculina mundial terá algum nível de calvície antes de completar 50 anos de idade. Ela se manifesta em 10% dos jovens de 20 a 30 anos e em 50% deles quando chegam aos 40. Por conta da genética, a calvície aparece com mais frequência nos homens, mas também pode afetar as mulheres que tiverem alguma predisposição.

Mesmo sendo uma condição muito comum entre os brasileiros, ainda são muitas as dúvidas que se tem a respeito da calvície. Para que você possa cuidar melhor da sua saúde e da sua aparência, veja alguns mitos e verdades sobre a queda de cabelos!

A queda acontece de maneira aleatória

FALSO. A queda do cabelo normalmente ocorre na parte frontal da cabeça, próxima à testa, ou na área denominada como coroa. Ela pode acontecer da maneira uniforme ou desigual, formando as conhecidas “entradas”.

O estresse pode provocar a queda do cabelo

VERDADEIRO. O estresse causa modificações no corpo que podem potencializar a queda dos fios. Mesmo que de maneira indireta, as mudanças hormonais que sofremos por conta do nervosismo também podem levar à perda dos cabelos.

 

A calvície não tem cura

FALSO. Hoje, já existem diversos tratamentos que retardam e até mesmo impedem que os cabelos caiam. Em alguns casos, a calvície realmente é irreversível, mas é possível adotar diversas alternativas, como implante de fios e tratamentos com remédios. Se a causa da queda do cabelo for estresse ou alguma doença, como lúpus ou câncer, o cabelo com certeza voltará a crescer.

A alimentação influencia na saúde do cabelo

VERDADEIRO. Cerca de 60 a 80% do fio é composto por aminoácidos, portanto, se essa molécula estiver em falta no seu organismo, os fios estarão mais propensos à queda. A alternativa é manter uma alimentação rica em proteínas para melhorar a saúde do cabelo e deixá-lo mais resistente.

Cosméticos podem fazer com que o cabelo caia

FALSO. Produtos como tinturas, mousses e géis podem ressecar o cabelo e interferir na aparência do fio, mas não estão diretamente ligados à queda. Para evitar algum tipo de acidente, aposte apenas em cosméticos de marcas renomadas e entre em contato imediatamente com o fabricante caso haja algum problema com a fórmula.

Os cabelos caem mais durante o outono

VERDADEIRO. Pode parecer mito, mas não é! A explicação para esse fato é que a nossa pele possui alguns sensores de luminosidade que são estimulados quando os dias estão mais quentes, fazendo com que os fios caiam menos e cresçam mais durante o verão. Quando chega o outono, os fios caem com mais frequência, dando a impressão de uma queda maior.

Fonte: Divulgação