Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Semana de Conscientização do Autismo terá palestras e atividades recreativas

Semana de Conscientização do Autismo terá palestras e atividades recreativas

terça, 28 de março de 2023
Categoria


Estão abertas as inscrições para as palestras de quarta (29) e quinta-feira (30), e haverá transmissão on-line pelo Youtube

Entre os dias 29 de março e 2 de abril, será realizada a Semana de Conscientização do Autismo em Londrina. A programação é aberta a toda comunidade interessada no tema e inclui palestras com especialistas e famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sessão de cinema e outras atividades de lazer. O evento é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Unicesumar Campus Londrina e o vereador Jairo Tamura.

Na quarta-feira (29), será realizada a palestra “Prevenção de Crises no TEA”, conduzida pelo psicólogo Maicon Douglas Ferreira de Almeida, diretor clínico da ABA Kids. A palestra inicia às 19h, no auditório da Unicesumar (Avenida Santa Mônica, 450), e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da instituição.

E quinta-feira (30), no mesmo horário, o encontro será com a Família Brito Sales, de São Paulo, para “Conversas sobre o Autismo”. A família é composta por Anita Brito e Alexander Sales, pais de Nicolas Brito Sales que, desde o nascimento, não falava, e foi diagnosticado como autista aos 5 anos.

Hoje, Nicolas é fotógrafo, palestrante e escritor e, junto com seus pais, ministra workshops e encontros por todo país para esclarecer e conscientizar sobre o tema. Inclusive, o pai Alexander Sales foi diagnosticado já adulto com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “A mãe é neurocientista, o filho é autista e o pai tem TDAH. Será uma grande oportunidade, especialmente para as famílias atípicas, de saber mais e se atualizar”, comentou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

As palestras possuem 240 vagas para a participação presencial, e as inscrições devem ser feitas com antecedência através da plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina. Não só professores e estudantes são convidados a participar, como também demais profissionais que atuam com autismo e familiares.

No sábado (1°), por meio de iniciativa do vereador Jairo Tamura, as crianças poderão participar da Sessão Azul de Cinema. A exibição do filme será às 15 horas, no Shopping Boulevard. E, encerrando a programação, no domingo (2), quando é celebrado o Dia Mundial do Autismo, haverá uma tarde recreativa no Aterro do Lago Igapó com várias opções de lazer e diversão. Dentre elas, contação de histórias com Aliny Perrota, às 16 horas. A tarde recreativa será das 15h às 18h, aberta para toda comunidade.

De acordo com a gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Sola, as palestras oferecidas na Semana de Conscientização visam trabalhar as possibilidades de informação, conhecimento e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas características e necessidades. “O objetivo é possibilitar espaços de reflexão de toda a sociedade para o acolhimento e a inclusão eficaz desse público. E as atividades recreativas visam oferecer um espaço de diversão e celebração das nossas diferenças, tudo alusivo ao Dia Mundial do Autismo”, contou.

Atualmente, a rede municipal de ensino em Londrina possui 989 alunos com diagnóstico de TEA. “Os temas das palestras foram definidos de acordo com as necessidades verificadas em ambiente escolar e no atendimento às famílias. Será abordada a prevenção das crises na pessoa com TEA e a convivência com pessoas com TEA”, adiantou Sola.

Sobre as principais dificuldades enfrentadas na inclusão dos alunos atípicos, a gerente da Educação Especial SME pontuou o entendimento de que cada autista é único, isto é, possui características e necessidades específicas. “Na rede municipal de educação trabalhamos com o Plano de Ensino Individualizado. E esse Plano prevê quais as melhores estratégias de intervenção e serviços de apoios necessários em ambiente escolar, de forma a atender a necessidade de cada um dos alunos com TEA e também de alunos com outras deficiências ou transtornos”, completou.

Fonte: N.Com