Exposição: "OLHARES EM P&B", no CEDDO
Barreira do Inferno – Celina Tonin No inicio do século XIX surgiu, em preto e...
Projeto oferta oficinas gratuitas e reúne mulheres e homens, iniciantes ou já experientes na sanfona; grupo está se apresentando em diferentes espaços públicos
O saguão da Prefeitura de Londrina volta a receber, nesta quarta-feira (12), uma apresentação para animar o ambiente do prédio com música, colocando em foco um instrumento muito popular na cultura brasileira, das raízes interioranas às grandes capitais. A partir das 11h, a Orquestra Sanfônica de Londrina tocará canções executadas por participantes das oficinas de sanfona deste projeto, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O show será feito por um grupo de 12 pessoas, frequentadoras das aulas gratuitas da iniciativa, sob comando do músico e professor Alexandre Garcia.
Serão tocadas as canções “Luar do Sertão”, de João Pernambuco, “No fundo da Grota”, de Ivonir Machado, “Merceditas” (folclore argentino), além de “With a little help from my friends”, dos Beatles. Este evento encerra a primeira etapa do projeto pelo Promic, totalizando 60 horas de atividades. No momento, estão sendo feitas apresentações de encerramento em espaços públicos de Londrina (ver mais abaixo).
Buscando construir, aos poucos, uma orquestra de sanfonas com repertório variado, o projeto teve início em janeiro de 2023. Conta com 15 integrantes ativos, entre mulheres e homens de diferentes regiões da cidade, que gostam do instrumento, também conhecido como acordeão ou gaita, dependendo da região.
As aulas, ofertadas sem custos, ocorreram no Museu Histórico de Londrina, semanalmente, às quartas-feiras. Com procura alta e vagas limitadas, há fila de espera nesse momento para possíveis próximas etapas. O projeto está concorrendo novamente ao incentivo do Promic, propondo ampliação para atender 30 pessoas e cumprir 200 horas de ações em futuras atividades.
Para a coordenadora da Orquestra Sanfônica de Londrina, Maria Inez Gomes, produtora cultural e socióloga, a essência das oficinas é aproximar a arte da música e os amantes da sanfona. “A turma mistura pessoas iniciantes e outras que já conhecem e praticam o instrumento faz tempo, como algumas senhoras que sempre tocaram ou tocam sanfona há mais de 20 anos. Uma das participantes, por exemplo, é filha de uma acordeonista renomada de Londrina, a Evelina Grandis, que é pioneira nesse instrumento na cidade. A questão da convivência em grupo é um dos pilares da iniciativa, para que todos possam vivenciar e executar essa arte maravilhosa da música”, contou.
Gomes acrescentou que a Orquestra Sanfônica, com patrocínio do Promic, viabiliza um resgate e preservação da música feita pelo acordeão, valorizando a música brasileira. Além disso, ela frisou que as oficinas abrem a oportunidade para Londrina ter mais um grupo musical se apresentando em locais públicos.
A culminância do primeiro semestre da iniciativa está sendo feita com apresentações, que iniciaram no Terminal Urbano, semana passada, e terá amanhã (12) o evento na Prefeitura, às 11h. Depois, na sexta-feira (14), será a vez da Concha Acústica, às 17h30, finalizando no Sesc (rua Fernando de Noronha, 264), às 19h.
Fonte: N.Com