Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sema faz cartilha com orientações de cuidados aos animais

Sema faz cartilha com orientações de cuidados aos animais

quinta, 15 de julho de 2021
Categoria

Documento pretende orientar a população sobre os 10 principais cuidados que se deve ter com cachorros e gatos

Para chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados que todos devem ter com os animais domésticos, a Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) elaborou uma cartilha interativa. Ela foi publicada na internet e pode ser acessada na página da Secretaria de Ambiente, no portal oficial da Prefeitura de Londrina, no www.londrina.pr.gov.br.

O objetivo é orientar as pessoas sobre os cuidados básicos que devem ser tomados com cães e gatos, a fim de se evitar o aparecimento de doenças e manter a saúde e o bem-estar do animal. Para isso, por meio das informações, espera-se conscientizar a população e levá-la à reflexão sobre as necessidades básicas dos animais. O documento foi elaborado pela Gerência de Educação Ambiental com a ajuda da Diretoria de Bem-Estar Animal, ambas da Sema.

Ilustração da cartilha de cuidados aos animais

Quem acessar a cartilha encontrará informações sobre proteção, alimentação, castração, passeios, vacinação, controle de pulgas e carrapatos, vermífugos, higiene bucal, banho e escovação e sobre as visitas ao veterinário. “Julho é o mês dedicado a promoção do bem-estar animal. Como não podemos fazer atividades presenciais, devido à pandemia do coronavírus, pensamos em lançar essa cartilha para orientar a população sobre os 10 principais cuidados que se deve ter com os animais”, explicou a servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema e responsável pela elaboração da cartilha, Lidiani Damiani Isidoro.

Entre as informações disponíveis estão: quais são as principais vacinas e períodos que devem ser aplicados nos cães e gatos; a importância da proteção contra o sol, a chuva e dos ventos fortes, mantendo o animal em um local abrigado do frio e do calor excessivo; assim como o telefone do Castramóvel (99997-9755), para que as famílias em situação de vulnerabilidade possam mandar um WhatsApp e se informarem sobre a castração de seu animal e agendar o procedimento.

O conteúdo da cartilha também direciona o cidadão para outros sites, onde é possível encontrar informações mais detalhadas sobre cada um dos tópicos apresentados. “Quando adotei um cachorro, tive dificuldade em saber os cuidados básicos que deveria ter com ele, por exemplo sobre a higiene bucal. Pesquisei e encontrei informações sobre como escovar os dentes do cachorro. Agora, esse e outros cuidados estão em um único lugar. De forma rápida, fácil e gratuita a cartilha pode ser acessada pela população em geral”, completou Isidoro.

N.com