Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sema e Rotary Club promovem coleta de recicláveis no sábado (21)

Sema e Rotary Club promovem coleta de recicláveis no sábado (21)

sexta, 20 de agosto de 2021

Divulgação

Neste sábado (21), a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e o Rotary Club Londrina Sul estarão unidos para realizar mais uma edição do Rotary Coleta, no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155). A iniciativa acontecerá das 9h às 16h, em formato drive-thru, com o objetivo de estimular a população de Londrina e região a descartar corretamente os itens recicláveis.

Durante a atividade, poderão ser entregues eletrodomésticos e eletrônicos em geral, como aparelhos de televisão; geladeira; micro-ondas e máquina de lavar. Também serão recolhidos celulares, pilhas, baterias de celular, chapas de raio-x, óleo de cozinha usado, roupas, tecidos e calçados.

Com as ações de coleta de reciclagem, a Prefeitura de Londrina beneficia a população e o meio ambiente, pois evita que materiais inservíveis venham a parar em fundos de vale, quintais, calçadas ou terrenos baldios. Isso porque, quando descartados de maneira incorreta, esses itens poluem o meio ambiente e contribuem para a proliferação doenças como a dengue, zika e chikungunya, assim como animais peçonhentos, incluindo cobras, aranhas e escorpiões.

Todos os materiais serão selecionados e, quando em bom estado, serão destinados a projetos sociais. Uma das iniciativas, realizada no Conjunto Aquiles Stenghel, ensina técnicas de artesanato e costura através de um curso profissionalizante; a outra, executada pelo Rotary, visa a promoção de bazares, a fim de arrecadar fundos para as demais ações sociais da entidade sem fins lucrativos. Já os materiais eletrônicos são encaminhados para o conserto e, quando isso não é possível, é feita a reciclagem de seus componentes.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, em todas as campanhas de recebimento de resíduos realizadas em Londrina, incluindo as iniciativas de outras entidades, a população tem participado ativamente. “As pessoas estão participando cada vez mais das nossas ações. E, nessa ocasião, vamos entregar uma muda de um tempero ou de uma flor para os 100 primeiros veículos que participarem da atividade”, lembrou a gerente.

Na última ação de coleta de recicláveis, realizada no dia 1º de agosto, o Município recolheu 52 litros de óleo usado, 16 quilos de chapas de raio-x antigas, 22 quilos de pilhas e 1,5 tonelada de resíduos eletrônicos. A ação é uma parceria da Prefeitura de Londrina com o Rotary Londrina Sul, por meio do projeto Rotary Coleta.

Adoção de animais – Além do Rotary Coleta, quem participar da iniciativa poderá adotar um animal de estimação, das 9h às 12h. Os servidores da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) estarão no estacionamento do Parque Arthur Thomas com cinco cachorros – três fêmeas e dois machos – que precisam de um lar adotivo. Eles foram castrados, vacinados e vermifugados. Todos são animais oriundos de ações de resgate, pois viviam em situação de maus-tratos.

Maltratar os animais, descuidar, praticar tráfico e/ou acumulação dos bichos, assim como ferir ou mutilar os animais silvestres ou domésticos, são crimes federais, segundo a Lei Federal nº 9.605/1998, o Decreto nº 6.514/2008 e a Lei Municipal nº 12.992/2019. Quem praticar uma dessas atitudes pode pegar uma pena de três meses a um ano de prisão, acrescida de multa, que varia de R$ 50 até R$ 100 milhões. Cidadãos que presenciarem situações de maus-tratos podem fazer a denúncia pelo site da Prefeitura de Londrina, na página da SemaQuem não tiver acesso à internet pode denunciar pelos telefones (43) 3372-4765 ou (43) 3372-4775, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Fora desses horários, o contato pode ser feito com a Guarda Municipal, pelo 153.

Fonte: N.Com