Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sema e CMTU prosseguem com remoção de galhos e resíduos em diferentes regiões

Sema e CMTU prosseguem com remoção de galhos e resíduos em diferentes regiões

sexta, 29 de outubro de 2021

Equipes estarão ativas na sexta-feira (29), sábado (30) e segunda-feira (1º), atuando em locais que foram afetados pelo vendaval do último fim de semana

Foto: Vivian Honorato – N.Com/PML/Arquivo

Servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) estarão ativos, na sexta-feira (29), sábado (30) e segunda-feira (1o), realizando o corte de árvores condenadas e a remoção de galhos e outros resíduos, derrubados pela tempestade do último sábado (23). Executado das 7h às 17h, o plantão contará com a participação de 40 trabalhadores da Diretoria de Áreas Verdes, divididos em quatro equipes. As ações ocorrerão em diferentes regiões da cidade, incluindo os bairros Leonor, Maria Cecília, Vila Recreio, Jardim Alemanha, Eucaliptos e Lindoia.

O diretor de Áreas Verdes, Gerson Galdino, informou que, até o momento, a Prefeitura já recolheu 161 árvores caídas, sendo 85 pela Sema e 76 pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). A Sema coletou, ainda, 62 galhos. “Apesar dos pontos facultativos de sexta e segunda-feira, nossas equipes estarão nas ruas, com o objetivo de avançar nesse trabalho de remoção. Já resolvemos os casos mais difíceis, e vamos concluir as atividades nos próximos dias”, disse.

Além da Secretaria Municipal do Ambiente, a CMTU também fará uma ação especial, na sexta-feira (29), para o recolhimento de resíduos verdes e outros detritos que ainda estejam obstruindo ruas e calçadas. O trabalho será executado na zona oeste, por 20 funcionários. Entre os locais a serem atendidos, estão o Jardim Bandeirantes, a Avenida Arthur Thomas e as imediações do Colégio Professora Maria do Rosário Castaldi (Jardim Jamaica). Também serão contempladas as avenidas Aracy Soares dos Santos, Lucílio de Held e Jules Verne.

De acordo com o balanço divulgado na segunda-feira (25), pela Secretaria Municipal de Defesa Social, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), contabilizou 296 ocorrências de natureza diversa no último fim de semana. Do total de chamadas registradas, 215 se referem a quedas de árvores, 73 destelhamentos, quatro deslizamentos, três solicitações de vistoria e um alagamento. A região mais atingida foi a zona norte, com 132 registros, seguida pela zona leste (58), oeste (42), centro (40), e sul (24).

Serviço – A Diretoria de Áreas Verdes tem a atribuição de recolher árvores e galhos derrubados durante vendavais. Em dias úteis, das 12h às 18h, a população pode ligar diretamente para o órgão, pelo telefone (43) 3372-4762, para informar a queda e solicitar o recolhimento dos materiais. Caso essas situações ocorram fora desse horário, a população deve fazer o contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, para que as vias ou calçadas sejam desobstruídas. No próximo dia útil, as equipes da Sema passam pelo local para retirar os resíduos.

Fonte: N.Com