Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde realiza o Dia D de vacinação contra a gripe

Saúde realiza o Dia D de vacinação contra a gripe

quinta, 11 de maio de 2017

Neste sábado (13), as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 9 às 17 horas para imunizar pessoas que fazem parte dos grupos prioritários

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste sábado (13), o Dia D de vacinação contra influenza. Neste dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana estarão abertas das 9 às 17 horas, atendendo os grupos prioritários. A abertura oficial do Dia D irá ocorrer na UBS da Vila Brasil, localizada na Rua Argentina, 100, às 9 horas. Nos distritos de Lerroville e Guaravera, as UBSs também irão participar do Dia D, com atendimento das 8 às 12 horas.

Podem receber a vacina pessoas que se enquadrem em algum dos seguintes grupos prioritários: indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas, no período até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, que possuam prescrição médica; e professores de escolas públicas e privadas, que estejam em atividade.

Para receber a vacina, basta apresentar na UBS o documento de identidade com foto e, no caso das crianças, carteira de vacinação. Também é preciso levar a solicitação médica que conste a doença de base, para os doentes crônicos; declaração da instituição que é vinculado e documento de identificação com foto, para professores; ou o registro de nascimento ou declaração de nascidos vivos, para as puérperas.

As vacinas utilizadas na campanha de vacinação contra influenza são tríplices, ou seja, protegem contra três tipos de vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Brisbane. As doses são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e, segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, apresentam baixo índice de reação. “É uma vacina muito segura. Até o momento, Londrina não apresentou nenhuma notificação de evento grave quanto à reação”, explicou.

Não podem receber a vacina contra influenza pessoas com histórico de alergia grave à proteína do ovo de galinha, ou qualquer componente da vacina. Caso haja necessidade, é permitida a aplicação simultânea com outras vacinas.

Números

Desde o início da campanha, no dia 17 de abril, já foram imunizadas 76.947 pessoas contra a gripe em Londrina, o que corresponde a 45,83% da meta geral. Os grupos prioritários com índices mais baixos de vacinação em relação à meta são crianças de 6 a menores de 5 anos, com 7.519 imunizados (25,03%); e professores, com 2.448 profissionais vacinados (25,15%).

A expectativa é que, até o final da campanha, que encerra no dia 26 de maio, mais de 165.000 pessoas sejam imunizadas contra a gripe em Londrina.

Fonte: N.Com