Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Produtores locais participam da Feira da Uva em janeiro

Produtores locais participam da Feira da Uva em janeiro

segunda, 07 de janeiro de 2019

Comunidade já pode adquirir as uvas Niágara com preços especiais, no estacionamento do prédio da Prefeitura, às segundas, quartas e sextas

Aproveitando a época de safra, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) realiza neste mês a Feira da Uva, no estacionamento da sede administrativa da Prefeitura. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 19 horas, a comunidade poderá adquirir uvas Niágara diretamente do produtor local, com preços convidativos. A caixa maior, com pouco mais de um quilo de fruta, está sendo vendida a R$10, e a embalagem menor, com 500 gramas, por R$5. A Feira da Uva está localizada na Rua Otávio Zanetti, no Centro Cívico, e ocupa vagas 6 e 7 do estacionamento da Zona Azul.

Produtores locais participam da Feira da Uva em janeiro

O agricultor Edson Salton, da Fazenda Vida Digna, veio do Rio Grande do Sul e produz uvas em Londrina há seis anos. Ele considera a Feira da Uva uma ótima oportunidade, já que consegue levar seus produtos diretamente para o consumidor, sem intermediários. “Compensa muito participar da feira, pois se eu fosse repassar essas frutas a um atravessador, ele compraria a um preço bem mais baixo. E como a distância daqui até a fazenda não é grande, consigo colher as frutas, embalar, e vendê-las fresquinhas no mesmo dia, sem precisar armazenar em câmera fria. Com isso o sabor fica muito melhor, e a qualidade da uva também”, contou.

Salton citou também que a maturação da fruta é um diferencial. “Ao contrário das frutas que as pessoas compram em mercados, essa uva foi colhida no ponto, nem muito madura, nem pouco. Isso faz a diferença no sabor, deixando a uva bem doce, e todo mundo que vem provar fica impressionado”, destacou.

De acordo com o técnico agropecuário da SMAA, Paulo Gonçalves da Silva, a previsão é que a Feira da Uva prossiga até o final deste mês, podendo ser antecipado o encerramento caso a produção acabe. “Essa é uma ação do programa Feira de Produtos de Época, desenvolvido para promover a comercialização dos itens em um período específico, como é o caso da uva, morango e peixe. Esse programa prioriza os produtores locais, garantindo a boa condição dos produtos, que são colhidos o mais próximo possível do dia da venda, e permite que a população seja atendida com itens de qualidade. Nosso papel é oferecer apoio ao produtor, proporcionando as condições necessárias para que ele tenha o contato com o consumidor, o que proporciona um ganho financeiro melhor, graças à venda direta”, detalhou.

Adesão – Assim como a Feira da Uva, a SMAA promove mais edições da Feira de Produtos de Época com outras frutas, no decorrer do ano. Os agricultores interessados em participar do projeto podem fazer um requerimento junto à Diretoria de Abastecimento da SMAA, localizada na Rua da Natureza, 155, Parque Arthur Thomas, no Jardim Piza.

Para ingressar no projeto, técnicos da Secretaria fazem uma visita prévia ao produtor, para averiguar se a produção está de acordo com as normas exigidas. Depois da aprovação ser efetivada, a secretaria fornece ao agricultor a estrutura necessária para a comercialização dos produtos.

Fonte: N.Com