Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programação da 25ª Semana Municipal da Mulher começa hoje Programação da 25ª Semana Municipal da Mulher começa hoje Programação da 25ª Semana Municipal da Mulher começa hoje

Programação da 25ª Semana Municipal da Mulher começa hoje

segunda, 06 de março de 2017

Tema desta edição é “Cultura, Esporte e Cidadania como estratégia de empoderamento das mulheres”; atividades vão até o dia 10 de março

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), inicia hoje as atividades da 25ª Semana Municipal da Mulher. A programação segue até o dia 10 de março com a realização de debates, oficinas, mesas-redondas, homenagens, eventos abertos e apresentações artísticas e culturais. As ações são desenvolvidas em parceria com diversas secretarias e órgãos municipais, conselhos, associações e instituições locais.

Para celebrar os 25 anos do evento, neste ano a Semana tem o tema “Cultura, Esporte e Cidadania como Estratégia de Empoderamento das Mulheres”. O objetivo é possibilitar e estimular a ampliação dos debates acerca de uma temática transversal que envolve questões como a igualdade de gênero e a conscientização contra todas as formas de violência à mulher.

Na terça-feira (7) a programação traz duas atividades. Às 14 horas, haverá uma homenagem às mulheres, durante a sessão da Câmara Municipal de Londrina, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Participam a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, a juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina (Vara Maria da Penha), Zilda Romero, a promotora de Justiça do Ministério Público, Susana de Lacerda, além da vereadora Daniela Ziober, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara.

Já às 19h30, será realizado um debate com o tema “Relações de Gênero e Violência contra a Mulher”, mediado pela psicóloga da Casa da Mulher, Lisneia Rampazzo. O evento será no Sesc Cadeião Cultural, na Rua Sergipe, 52.

A diretora-geral da SMPM, Nanci Skau Kemmer de Moraes, destacou que a Semana Municipal da Mulher traz atividades que permeiam o Dia Internacional da Mulher, aproveitando a ocasião para valorizar a discussão sobre o tema e orientar as pessoas sobre os serviços existentes no Município relacionados à igualdade de gênero e ao combate à violência. “Queremos mostrar à comunidade que o Municípo entende que essa é uma luta que tem que continuar, e ainda há muito o que ser feito. Por outro lado, também é uma data para celebrarmos todas as conquistas já alcançadas pelas mulheres e promover uma reflexão sobre a cidadania”, destacou.

Dia Internacional da Mulher

Na quarta-feira (8), a comemoração em Londrina do Dia Internacional da Mulher irá ocorrer em um evento aberto ao público na Concha Acústica. A programação tem início às 9 horas e prossegue até as 13 horas com apresentações artísticas, musicais e esportivas.  No evento será lançada a “Campanha Quem Ama Abraça”, projeto-piloto de educação e prevenção à violência doméstica que será desenvolvido inicialmente na Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, no Conjunto Jamile Dequech, na região sul.

O evento ainda contará com a Mostra de Artesanato “Feira Mãos Talentosas”, serviço de aferição de pressão e teste glicêmico pelo Conselho Regional de Farmácia, orientações para prevenção de IST/HIV/AIDS, hepatites e tuberculoses e orientações de educação ambiental e entrega de mudas de árvores pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema).

Durante o evento na Concha Acústica, ainda serão arrecadados objetos de higiene pessoal para mulheres vítimas de violência que são atendidas pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. As pessoas que contribuírem vão ganhar uma camiseta personalizada da 25ª Semana Municipal da Mulher.

Apoio

São apoiadores da 25ª Semana Municipal da Mulher: secretarias municipais de Ambiente, Assistência Social, Cultura, Defesa Social, Trabalho Emprego e Renda, Educação, Idoso; Associação “Nós do Poder Rosa”; Associação “Solidariedade Sempre”; Coletivo Black Divas; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Conselho Municipal de Cultura da Paz; Funcart; Fundação de Esportes de Lodrina; Programa Municipal de IST/HIV/AIDS, Hepatites B-C e Tuberculose/SMS; Núcleo Associativo dos Angolanos de Londrina – NAAL; Projeto Encantamentos Poéticos – Londrix Festival Literário; Sanepar; Sindicato dos Bancários; Sindicato Nacional dos Aposentados e UNOPAR.

Programação

DIA 8

ATIVIDADE: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

HORÁRIO: das 9h às 13h

LOCAL: Concha Acústica

REALIZAÇÃO: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

DIA 9

ATIVIDADE: MESA-REDONDA SOBRE SERVIÇOS DE PROTEÇÃO À MULHER NA ÁREA DA VIOLÊNCIA

HORÁRIO: 10h às 12h

LOCAL: Hospital Santa Casa

REALIZAÇÃO: Irmandade da Santa Casa de Londrina e Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CAM/SMPM

DIA 10

Oficina “Gênero e Empoderamento Feminino”

MEDIADORA: Lisneia Rampazzo

HORÁRIO: 9horas

LOCAL: Espaço Social Cáritas (Av. Saul Elkind, 5.115)

REALIZAÇÃO: Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

ATIVIDADES NA CASA DA MULHER DURANTE O MÊS DE MARÇO

Dia 7 – Prevenção e cuidados com a pele

Dias 8, 15 e 22 – Oficina de chinelo bordado

Dias 9, 16 e 23 – Oficina de tapete em crochê

Dia 10 – Oficina de customização em camiseta

Dia 13 – Palestra “Saúde da Mulher”

Dias 14, 21 e 28 – Oficina de pintura em tecido

Dias 17 e 24 – Oficina de embalagem para a Páscoa

Dias 20, 22 e 27 – Oficina de crochê básico

Dia 31 – Oficina de produção de sabão artesanal

Contato: 3378-0111

A Casa da Mulher está localizada na rua Máximo Peres Garcia, 340.

DIAS 13, 15 e 17

Preparação da Mulher para o Mercado de Trabalho

MEDIADORA: Lisneia Rampazzo

HORÁRIO: 14h

LOCAL: Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (R. Pernambuco, 162)

REALIZAÇÃO: Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

Fonte: N.Com