
Oficina ensina participantes da Rota do Café a contar histórias
A empreendedora e empresária Cornélia Margot Gamerschlag, da Fazenda Palmeira, foi uma das ?estrelas? da...
No dia 31/05, professores de 20 escolas públicas e particulares de Londrina irão assistir ao musical ?Coração do Café?, produzido pela Fundação Cultural de Ibiporã, especialmente para a Rota do Café. O espetáculo é encenado no Cine Teatro Pe. José Zanelli e conta a história dos imigrantes que vieram para a região e trabalharam nas lavouras. Os professores também irão participar de um famtour para conhecer os principais atrativos.
A Rota do Café é uma viagem no tempo que proporciona aos visitantes uma oportunidade única de conhecer a história da região norte do Paraná ? local de terra roxa e de uma extensa floresta inexplorada que se transformou com o surgimento do café. O grão gerou muita riqueza para o Estado. Nos anos 1940, a cultura cafeeira atraiu migrantes de Minas Gerais e São Paulo e de imigrantes europeus e asiáticos, que aproveitaram o solo fértil e as condições climáticas da região para a produção, que tornou o norte do Paraná próspero e urbanizado. O impacto econômico e social promovido pela plantação do café, em meados da década de 70, pode ser comparado à riqueza gerada pela cana-de-açúcar no nordeste brasileiro, no período colonial.
Segundo Valentin Aparecido Martins, diretor da Valentin Turismo, a ideia de levar os professores para conhecerem a Rota do Café in loco, é mostrar para os educadores que o roteiro histórico pode se transformar em uma viagem didática e pedagógica. ?Para os alunos será uma oportunidade de conhecer as raízes da cidade onde vivem?, comenta.
Sérgio Garcia Ozorio, consultor do Sebrae/PR em Londrina e gestor do projeto Rota do Café, salienta que o roteiro é uma espécie de ?escola-viva?. ?A viagem contribui para a formação cultural dos estudantes. Eles terão a oportunidade de conhecer propriedades históricas do século passado, visitar museus e memoriais que retratam a época e, consequentemente, voltar às origens.?, diz.
Ao todo, 35 estabelecimentos estão credenciados na Rota do Café. O turismo histórico-cultural proporciona vivências com a natureza e experiências gastronômicas artesanais inesquecíveis. O turista que escolhe a Rota do Café como destino, visita fazendas históricas e produtivas de café, além de restaurantes, cafeterias e museus.
Os roteiros poderão ser elaborados de acordo com o perfil e necessidade de cada escola.
Fonte : Assessoria Sebrae/PR