Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Integrantes da Rota do Café aprendem a contar a história da região norte do Paraná

Integrantes da Rota do Café aprendem a contar a história da região norte do Paraná

terça, 07 de junho de 2011

Resgatar a cultura e a história de uma das regiões produtoras de café mais importantes do mundo: o Norte do Estado do Paraná. Esta é a proposta da Rota do Café, projeto de turismo que proporciona uma viagem incrível por meio de visitas às fazendas históricas e produtivas, espaços de lazer e cultura, santuários ecológicos, pousadas, restaurantes e a diversos locais que revelam a história e os aromas do café na região e no Brasil.
 
Mais de 30 empreendimentos de 15 municípios fazem parte da Rota do Café.  Um dos diferenciais do roteiro são as experiências propiciadas aos turistas. E para melhorar ainda mais a acolhida e a receptividade aos visitantes, o Sebrae/PR promove, no  dia 10 de junho, um Workshop de ?Contação de História?. Na ocasião, o jornalista Rafael Arruda irá mostrar para os integrantes da Rota uma forma lúdica de contar as suas histórias e a história dos empreendimentos, que se confundem com a história do norte do Paraná.
 
A região de terra roxa nasceu e cresceu graças à cultura cafeeira. A extensa floresta inexplorada se transformou em cafezal, em meados dos anos 1940, gerando riqueza para o Paraná. A produção em grande escala do grão tornou o Estado próspero e urbanizado e atraiu migrantes paulistas e mineiros, além de imigrantes da Europa e da Ásia. Nos anos 1970, a região era a maior produtora de café do Brasil e o ciclo da cafeicultura pode ser comparado ao ciclo da cana de açúcar, no Brasil Colonial.
 
Para o consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Rota do Café, Sérgio Garcia Ozorio, o roteiro reconstrói a história do Paraná. ?A Rota é o encontro do passado e do presente. E recuperar nossa memória por meio de bons contadores de história será mais um atrativo do roteiro. Nossa intenção é profissionalizar cada vez mais o projeto e promover o desenvolvimento dos municípios por meio do turismo. A cafeicultura ainda está viva na região e é capaz de atrair riquezas, gerar empregos e renda?, diz.
 
 O projeto Rota do Café teve início em 2007. Durante 20 meses, o projeto passou por fases como diagnóstico, definição de produtos turísticos, sensibilização dos envolvidos, roteiro experimental, qualificação dos serviços turísticos, precificação, comercialização e promoção. “Temos atrações que permitem que os turistas passem até uma semana na região norte. Foram muitos meses de trabalho nos quais nos organizamos e formatamos os produtos turísticos, agora o trabalho se volta para a atração dos turistas. Estamos divulgando esses roteiros em feiras e eventos para que as pessoas conheçam e visitem nossa região”, finaliza.  Ozorio.
 
A Rota do Café já recebeu grupos do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e também do exterior. Para mais informações acesse o blog www.rotadocafeparana.blogspot.com.

Fonte: Assessoria Sebrae/PR

Mais detalhes:

Workshop de ?Contação de História? Data: Sexta-feira (10/06) Fone: (43) 3373-8034. E-Mail: [email protected]