Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Retorno às aulas requer cuidados especiais Retorno às aulas requer cuidados especiais

Retorno às aulas requer cuidados especiais

Friday, 13 de August de 2021
Categoria:

Especialista orienta os pais a tomarem alguns cuidados com os pequenos na volta às aulas

Divulgação

As aulas presenciais na rede pública voltaram após quase dois anos de suspensão devido à pandemia do coronavírus. O retorno exige alguns cuidados com a saúde da criança, pois os pequenos acabam tendo algumas dificuldades em questões como, distanciamento, uso de máscara e com a higienização constantes das mãos. Todos esses procedimentos são orientados pelas professoras, mas os pais têm papel fundamental na orientação.

A enfermeira Ludmila Miranda, professora do curso de Enfermagem da Pitágoras Unopar que é especialista em pediatria, aponta que o uso da máscara é uma das coisas mais difíceis para as crianças menores, com idade entre 3 e 5 anos. A profissional explica que uma alternativa para incentivar o uso do equipamento de maneira correta é usar a imaginação delas como aliada. “As crianças até os 10 anos de idade acompanham muitos os super-heróis e os contos de fadas e nós podemos usar isso como um poderoso aliado. O ideal é mostrar que o vírus é um personagem maldoso, que machuca as pessoas. Assim, você pode incentivar a imaginação da criança ao comentar que ela pode se torne um super ou princesa usando a máscara. Além de se proteger, ela protegerá também os amigos e os professores”, comenta.

A profissional destaca ainda que só o falar para a criança não resolve, é necessário dar o exemplo na prática para que ela entenda. Outro ponto é a necessidade de recompensar as crianças ao realizar o uso do equipamento. “A criança é como uma esponja, ela absorve tudo, portanto é necessário que o núcleo familiar dê bons exemplos para que ela os replique. Além disso, é importante recompensar a criança que utiliza corretamente a máscara, isso torna o uso em algo divertido”, diz.

A higienização das mãos também deve ser estimulada pelos pais, da mesma forma como ocorre em casa, sempre que tiver contato com objetos contaminados, antes e depois das refeições e, principalmente, após o uso do banheiro. Na escola, a especialista recomenda o uso do álcool em gel para desinfecção. “Os cuidados com a higiene precisam ser ensinados e repetidos com paciência para a criança. Como as pessoas não enxergam os germes nas mãos, elas tendem a pensar que estão limpas, mas não estão. Muito frequentemente, as mãos são um agente transmissor dos germes, pois sempre as levamos inconscientemente para a boca, nariz e olhos. Como na escola é mais difícil de lavar as mãos a todo o momento, é imprescindível orientá-los para usarem o álcool em gel”, explica a professora.

Outros pontos que necessitam de atenção são:

– Carteira de vacinação em dia;
– Monitorar a criança e ver se apresenta alguma anormalidade como coriza, febre, ou qualquer outro sintoma;
– Troca das máscaras com frequência;
– Troca e lavagem das roupas que a criança utilizou na escola diariamente;
– Encorajar a criança a fazer perguntas e falar sobre seus sentimentos, além de ser paciente e lúdico na comunicação com ela;
– Manter-se atualizado sobre a pandemia e as regras a aderir;
– Manter a proximidade com a escola e ajudar a zelar pelo cumprimento das medidas de segurança propostas.

Sobre a Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/

Sobre a Unopar
Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.
Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br e https://blog.unopar.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton
A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: http://www.kroton.com.br