Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Qual é a melhor tecnologia para a sua TV?

quinta, 23 de março de 2017
Categoria: noticia

TV aberta, TV a cabo, TV via satélite: cada opção tem seus benefícios

Assistir à televisão faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros, e todos gostam de qualidade e de uma programação cheia de opções para todos da família.

Para proporcionar a transmissão, existem diferentes opções de tecnologias: a TV aberta, distribuída pelas antenas parabólicas, a TV a cabo e a TV via satélite. Cada opção tem benefícios e características únicas.

Canais abertos

As antenas parabólicas são uma evolução das antigas antenas espinhas de peixe, que captavam o sinal distribuído pelas emissoras. Antigamente, as antenas eram VHF, ou seja, recebiam sinais de alta frequência (Very High Frequency), na faixa de 30 a 300 MHz, portanto, sinais analógicos.

Atualmente, as antenas são UHF (Ultra High Frequency) e conseguem captar uma frequência ainda mais alta, de 300 MHz a 30 GHz, caracterizando o sinal digital. As antenas parabólicas ampliam a área de captação e a eficiência da transmissão, conseguindo receber mais canais abertos e com maior qualidade.

Os canais abertos são compostos pelas redes nacionais, como Globo, SBT, RedeTV!, Record e outros. Alguns benefícios dos canais abertos são:

?             Programação nacional;

?             Sem custo de assinatura;

?             Fácil instalação.

Qual é a melhor tecnologia para a sua TV? - LondrinaTur

TV a cabo

Saindo da TV aberta e indo para os canais pagos, uma tecnologia que se popularizou muito nos últimos anos foi a TV a cabo, em que uma operadora recebe os sinais dos canais, codifica e envia por meio de cabos até a televisão do usuário.

Ou seja, todo o sinal transmitido dos diversos canais é captado por uma central por meio de antenas parabólicas potentes. Esse sinal é codificado de modo que possa ser transportado por cabos de fibra óptica.

Essa fibra óptica chega até a casa do usuário. Lá, o sinal passa por cabos coaxiais que serão ligados ao televisor. Essa tecnologia de cabos garante uma grande qualidade de sinal, já que não sofre interferências.

Esse serviço é pago, mas proporciona uma série de benefícios, como:

?             Grande quantidade de canais exclusivos;

?             Alta qualidade de vídeo e som;

?             Estabilidade de sinal.

TV paga via satélite

Outra opção para receber o sinal digital dos canais pagos é a utilização de antenas por assinatura. Operadoras de canais pagos, como a Claro HD, por exemplo, transmitem sinais eletromagnéticos para antenas específicas instaladas na casa dos usuários.

Esse sinal recebido pela antena é transportado até um receptor que lerá o sinal e irá transmiti-lo para a televisão. Essa opção apresenta uma gama de canais, que variam conforme o plano de assinatura, sendo que a transmissão ocorre via cabo.

Os benefícios mais característicos são:

?             Alta qualidade de transmissão, imagem e som;

?             Canais exclusivos com grande variedade;

?             Maior área de cobertura.

Uma das grandes vantagens dos canais pagos, tanto via satélite como a cabo, são os serviços exclusivos para assinantes, como o suporte e os serviços on demand, ou seja, alugar programas e filmes sem sair de casa para serem exibidos diretamente na televisão.

Outro diferencial dos canais pagos é a tecnologia HD, que proporciona alta resolução de imagem em diversos canais.

Fonte: Divulgação