Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Abertas as inscrições para a maratona de tecnologia com o tema ‘Cidade Inteligente’

quarta, 27 de setembro de 2017
Categoria: noticia

Hackathon Smart City reunirá participantes com ideias inovadores para questões como mobilidade urbana e energia

Abertas as inscrições para a maratona de tecnologia com o tema ‘Cidade Inteligente’ - LondrinaTur

Estão abertas as inscrições para o Hackathon Smart City, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Parque de Operações da Sercomtel. O evento, que tem apoio da Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e da Sercomtel Participações, consiste em uma maratona de tecnologia, que reúne hackers, programadores, designers, desenvolvedores e empreendedores para criar projetos inovadores. O tema “Smart City”, ou “Cidade Inteligente”, propõe aos participantes que desenvolvam soluções que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de outubro, pelo site www.ecotic.net.br/hackathon. Qualquer brasileiro maior de 18 anos pode participar, desde que tenha ideias e conhecimento em tecnologia pertinentes ao tema. As vagas são limitadas, distribuídas entre três categorias: Negócio ou Smart City (12 vagas), Designers (12 vagas) e Desenvolvedores (36 vagas). As competições serão por equipes de, no máximo, 5 integrantes, mas o processo de inscrição é individual.  As premiações serão em dinheiro para os três melhores projetos, em primeiro, segundo e terceiro lugar. O Parque de Operações, onde será a maratona, fica na João Gaion, 383, Bairro Aeroporto.

Entre as temáticas a serem abordadas, estão: tecnologia e inovação; cidades colaborativas e sustentáveis; mobilidade urbana; governança e economia; resiliência e segurança urbana; sociedades inteligentes; planejamento urbano e construção; e energia.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Pedro Sella, atentou para a importância de desenvolver soluções no sentido de melhorar a vida das pessoas na cidade, em diversos aspectos, e para o papel do poder público como mentor dessas iniciativas. “Quem tem que estar junto no desenvolvimento disso é o poder público. A gestão pública é quem vai acabar consumindo essas ideias no futuro. Então, como apoiadores, vamos participar dando mentoria para que sejam soluções mais adequadas à realidade de Londrina”, completou o diretor.

ECO.TIC 2017

O Hackathon faz parte da programação do ECO.TIC 2017, encontro de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação do norte do Paraná. Esta será a 5ª edição do evento, realizado desde 2013, com o intuito de discutir os desafios e perspectivas para o Ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina e região.

O encontro acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. A programação completa e os passaportes para o evento estão disponíveis no site www.ecotic.net.

Fonte: N. Com