Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto de Atletismo da Educação é lançado na Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra

Projeto de Atletismo da Educação é lançado na Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra

segunda, 13 de março de 2023
Categoria


Outras cinco escolas receberão os treinos, beneficiando cerca de 300 crianças matriculadas na rede municipal

A Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, do Jardim Marabá, recebeu nesta sexta-feira (10) o lançamento do projeto de Atletismo na rede municipal de educação. Os alunos do período da tarde puderam conhecer um pouco mais das modalidades atléticas, como arremesso de peso, corrida com obstáculos e salto em altura. Eles viram de perto a performance de atletas que treinam em Londrina pelo Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC) e já conquistaram diversas medalhas, representando Londrina e o Brasil.

O projeto de Atletismo é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em seis escolas, e será executado pelo IPEC dentro do programa Atletismo Kids. Além da Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra, o projeto foi levado para as escolas Zumbi do Palmares, Francisco Pereira de Almeida Jr, Mari Carrera, Leonor Maestri de Held, e Mercedes Madureira. A estimativa é atender 300 estudantes com aulas duas vezes por semana, fora do horário escolar, sem nenhum custo às famílias.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, incentivou as crianças a se dedicarem nos treinos de atletismo. Aos pais e mães presentes no lançamento, ela reforçou a importância de que as crianças aproveitem essa oportunidade. “Em outras ocasiões já tentaram inserir muitos projetos nas escolas, mas acabou não dando certo. Para que isso não se repetisse, nossa equipe sentou e estudou, planejou, se certificou de que havia espaço e condições em cada escola, pois queremos que dê tudo certo e faça a diferença na vida dessas crianças. Pais e mães, apoiem essa causa, pois ela é muito boa”, disse.

Embora as vagas para o projeto sejam de 20 alunos pela manhã e 20 à tarde, na Escola Municipal Carlos Zewe Coimbra uma das turmas atingiu 60 estudantes inscritos, e há fila de espera por novas vagas. Ao todo, a escola possui cerca de 200 alunos matriculados. “Nossas expectativas foram superadas. A gente imaginou que teria uma boa adesão, mas não que seria tão grande. Acompanho todas as atividades e podemos ver que as crianças estão amando. Infelizmente a educação física só no horário regular das aulas é insuficiente para as necessidades das crianças, eles precisam de mais atividades. Ainda mais com esse hábito de celular, ter uma opção de esporte é muito melhor”, contou a diretora da unidade, Adriana Fátima Gonçalves.

A diretora, que é formada em Educação Física, explicou que logo quando começou como gestora na unidade, há 12 anos, tentou implementar projetos extracurriculares, especialmente os esportivos. “Acredito que o desenvolvimento integral se dá através do esporte e sabemos da importância que qualquer atividade física traz para a formação da criança, seja na área motora, psicológica ou social. Quando iniciei como diretora, tentei implementar vários projetos extracurriculares. Em todos era preciso cobrar pela participação para custear os professores, mas a realidade das famílias aqui inviabiliza isso. A condição financeira da maioria não permite esse gasto, e por isso estamos tão felizes com esse projeto de atletismo, totalmente gratuito para as crianças”, complementou.

Uma das atletas que participou do lançamento foi a londrinense Livia Avancini. Ela, que estudou na rede municipal quando criança, ingressou no vôlei aos 6 anos e no atletismo aos 12, após uma visita para conhecer a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Hoje, aos 30 anos, Avancini acumula os títulos de campeã brasileira e sul-americana de arremesso de peso, e já representou o país com a Seleção Brasileira em campeonatos internacionais.

A atleta também frisou a importância e os benefícios que a prática esportiva acarreta, principalmente na infância. “Ingressei na equipe de atletismo aos 12 anos e nunca mais parei. Quanto mais cedo a criança começar um esporte, melhor para seu desenvolvimento motor e técnico. E não só atletismo, qualquer modalidade. Ter maior vivência dentro da escola preenche muitas lacunas na parte física e intelectual, além de aprender cidadania e a respeitar as regras, então considero como algo essencial e para mim foi extremamente importante”, elencou.

Avancini citou que mesmo os alunos que não tenham interesse em seguir a carreira de atleta podem e devem aproveitar as chances de ingressar nos projetos esportivos. “O ganho não é só para quem quer ser um atleta profissional, são muitas outras coisas que essa criança vai aprender a fazer. São tantas crianças que ficam só no celular ou tablet, sem se movimentar. Meus pais sempre incentivaram que eu praticasse alguma atividade e eles também jogavam outros esportes, mas os pais que nunca fizeram algo também precisam incentivar seus filhos. É algo que salva e protege as crianças de muitas coisas ruins, não há um ponto negativo em praticar esporte. Essa criança vai crescer, se fortalecer, ficar saudável, e quanto mais cedo ela começar, melhor. Aliás, criança na escola quanto mais tempo, melhor”, concluiu.

A equipe do Programa de Atletismo do IPEC contou também com a presença de Giovanna Venâncio, Maria Eduarda Ferreira Barbosa e Felipe Júnior, entre outros. Em anos anteriores, o Londrina Atletismo foi patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina.

Ao todo, a Prefeitura de Londrina vai disponibilizar 10 modalidades culturais e esportivas nas escolas, beneficiando alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental e turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso, serão investidos R$1,8 milhão, em recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação.

Para desenvolver essas atividades, foram selecionadas sete entidades que participaram do Edital de Chamamento Público, divulgado no segundo semestre de 2022. Além do IPEC, estão selecionadas a Associação Um Canto Em Cada Canto, Ártis Colegium Associação Cultural, Associação Pé Vermelho de Esportes, Associação Londrinense de Circo, Associação Dojo Oguido e Associação Londrinense de Judô.

Futsal – E na manhã desta sexta-feira (10), houve o lançamento do projeto de futsal, que também será conduzido pelo IPEC em seis escolas municipais: Pedro Vergara, Cecília Hermínia, Atanázio Leonel, Odésio Franciscon, Noêmia Garcia Malanga, e Carlos da Costa Branco. O lançamento ocorreu na Escola Municipal Odésio Franciscon, localizada na Rua Osmy Muniz, 750, Conjunto Hilda Mandarino.

Fonte: N.Com