Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Passeio escolar: cuidados que você precisa ter com seu filho

Passeio escolar: cuidados que você precisa ter com seu filho

quarta, 19 de julho de 2017
Categoria

Atividades fora do ambiente escolar contribuem com o desenvolvimento da criança

Os passeios escolares são motivo de festa para as crianças e de dor de cabeça para os pais, que ficam preocupados com a segurança e com o bem-estar dos pequenos só de imaginar que eles passarão um dia inteiro longe de casa e em um lugar diferente do habitual. Por isso, muitas pessoas não sabem se é prudente deixar os filhos saírem para excursões.

As atividades fora do ambiente escolar contribuem com o desenvolvimento das crianças, afinal, elas aprendem de maneira lúdica, diferenciada e vivem momentos que contribuirão para a experiência de vida e para o conhecimento de mundo. Assim, com os cuidados certos, esse momento pode ser proveitoso e, ao mesmo tempo, divertido para os pequenos. Veja, aqui, como preparar o seu filho para o passeio escolar!

Leve em conta a proposta do passeio

Para que a saída tenha um sentido, é importante que os pais entendam bem quais são os objetivos do passeio. O passeio escolar deve estar associado com o projeto pedagógico da escola, ou seja, contribuir com o aprendizado das crianças.

Considere uma idade mínima para liberar os passeios

Não é recomendado que crianças menores de quatro anos saiam para passeios escolares, isso porque elas ainda são muito novas para esse tipo de atividade. É importante, também, que os pais se certifiquem de quantos professores irão acompanhar os pequenos nesse dia, já que somente um professor pode perder o controle de um grande número de alunos.

Passeio escolar: cuidados que você precisa ter com seu filho - LondrinaTur

Meio de transporte e segurança

Converse com a direção da escola e com o professor responsável sobre o transporte das crianças, não deixe de certificar que o pequeno estará em segurança e se o veículo possui cinto de segurança e lugares adequados para todos. Verifique, também, a estrutura do local onde as crianças passarão o dia.

Cuidados para o grande dia

Se o passeio estiver de acordo com os critérios listados, é só cuidar para o pequeno aproveitar o dia com tranquilidade e segurança. Confira!

Roupas e calçados

A primeira coisa é escolher roupas adequadas e confortáveis, por isso, prefira peças leves, como bermuda e camiseta, por exemplo. O calçado deve ser selecionado com bastante cuidado, afinal, é ele que irá sustentar os pés da criança o dia inteiro. Prefira, então, um tênis de passeio confortável e com amortecimento. Existem diferentes opções de calçados, e um deles é o Adidas Superstar infantil, que é resistente e bem confortável para o dia a dia.

Mochila

Preparar uma mochila para as crianças é, também, indispensável. Nela, o pequeno terá em mãos itens que ele precisa para passar bem o dia. Por isso, selecione uma mochila infantil leve para evitar desconfortos. Nela, coloque garrafa de água, toalha de rosto e tudo aquilo que for necessário para o passeio. Caso o local não tenha alimentos, o ideal é selecionar lanches para o dia. Prefira alimentos leves e saudáveis, como frutas, pão e suco.

Identificação e orientação

Todo cuidado é pouco com os filhos. Por isso, coloque etiquetas na mochila e nos pertences do pequeno com o nome dele. Além disso, deixe na mochila uma identificação com seu nome e telefone, caso precisem entrar em contato com você durante o dia. Por fim, converse com seu filhote e reforce a orientação de que ele precisa obedecer às instruções dos monitores e professores ao longo do dia.

Fonte: Divulgação