Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mostra de Cinema promove primeira Oficina de Direção de Arte em Londrina

Mostra de Cinema promove primeira Oficina de Direção de Arte em Londrina

quinta, 27 de setembro de 2012
Categoria: noticia

A programação da 14ª Mostra Londrina de Cinema, ao mesmo tempo que se encerra nesta quinta-feira (27), premiando os melhores curtas das Competitivas Nacional e Paranaense, abre pela primeira vez a oportunidade para os interessados em atuar em Direção de Arte. A oficina será ministrada por Oswaldo Lioi, premiado em 2006 com o Kikito de Ouro pela Direção de Arte de ?Sonhos e Desejos? e em 2010 pela melhor Reconstituição de Época no 4º Festival da Lapa (PR), com o filme ?A Ilha da Morte?. A oficina será realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

Segundo Guilherme Peraro, coordenador da Mostra, este é o terceiro ano que a produção do evento tenta trazer Lioi para ministrar uma oficina de Direção de Arte. Ele explica que esta oficina é importante, porque hoje em dia há a falta de pessoas capacitadas na área. ?É mais importante do que o espectador pode imaginar. Se o filme se passa em determinada época da história e as cores que aparecem na tela são incomuns, é o diretor de Arte o responsável por isso?, conta. Além de mostrar as etapas relacionadas ao trabalho do diretor de Arte em um filme, o curso também inclui aspectos ligados a efeitos, cenografia, figurino e maquiagem.

Entre 2005 e 2011 foram realizadas 11 edições das Oficinas Kinoarte, para direção, direção de atores, roteiro, cinema de poesia, direção de fotografia + cinema, pintura e fotografia + cinematografia digital, documentário e som. Este ano ocorre pela primeira vez o de Direção de Arte. ?Não existe um curso específico na cidade e, mesmo que em três dias, a oficina vai dar um panorama profundo e intenso sobre essa atuação?, ressalta Peraro.

Fonte: Tangará Comunicação