Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pés-vermelhos têm destaque na Mostra

Pés-vermelhos têm destaque na Mostra

quarta, 19 de setembro de 2012
Categoria: noticia

A 14ª Mostra Londrina de Cinema, que começa nesta sexta-feira 21, tem, como sempre, forte presença de representantes pés-vermelhos, gente de Londrina e região, como o montador e diretor Fernando Honesko. Natural de Arapongas, jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduado em Cinema Documentário pela Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão (Itália), Honesko apresentará a Competitiva Nacional de Curtas 4 no domingo (23), a partir das 18h30.

Entre os curtas que serão exibidos na sessão, está ?Funeral à Cigana?, dirigido por ele e que conquistou em Gramado, este ano, o Kikito de melhor trilha sonora. A
exibição acontecerá às 18h30 do domingo dia 23. Seus dois primeiros curtas foram os documentários Il Sapore del Maggio (2007) e Barbeiros (2012). Honesko também é responsável pela montagem de ?Tropicália?, de Marcelo Machado, que estreou recentemente no circuito comercial brasileiro, e está finalizando a edição de um documentário sobre o carnavalesco Joãosinho Trinta.

Londrinense da gema, o ator, escritor e autor Mário Bortolotto é um dos destaques da Mostra. Ele apresentará a première do longa ?Augustas? (2012), de Francisco Cesar Filho, do qual é protagonista. Bortolotto foi um dos fundadores, em 1982, do grupo de teatro Chiclete com Banana, que cinco anos depois passou a se chamar Cemitério de Automóveis. Atualmente radicado em São Paulo, Bortolotto se divide entre teatro, música e literatura, sendo hoje o dramaturgo brasileiro vivo com mais peças encenadas.

Em cartaz na Mostra londrinense deste ano, ?Augustas? é baseado no livro ?A Estratégia de Lilith?, de Alex Antunes, e se passa na rua Augusta, em São Paulo. Na história, um jornalista busca respostas para suas angústias no universo da prostituição e de rituais neoxamânicos. O filme foi exibido na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes e no 7º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e será exibido na Mostra londrinense dia 25 às 21h.

Entre as obras produzidas em Londrina presentes na Mostra deste ano, um dos destaques é ?Celeste?, de Rodrigo Grota, paulista de Marília radicado em Londrina desde a época da faculdade de Jornalismo. Grota dirigiu outros seis filmes. O curta ?Celeste? foi selecionado para o 7º Curta 8 ? Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba (2011), In-Edit 20012 em São Paulo, Festival MIMO de Cinema em Olinda-Pe (2012) e 15º Festival Nacional 5 Minutos em Salvador-BA (2012). O curta será exibido, fora de competição, no sábado (22) às 17h30 na Competitiva Paranaense de Curtas 1.

O músico Itamar Assumpção, morto em 2003, é retratado em ?Beleléu Cá Entre Nós?, de Fabio Giordio. Nascido no interior paulista em 1949, Itamar foi criado desde os 12 anos em Arapongas e fez shows e teatro em Londrina. Familiares, amigos e parceiros falam sobre a vida e a herança musical deixada por Itamar Assumpção, o Beleléu, vulgo Nego Dito. O documentário relata sua história desde a adolescência em Arapongas. Vai à tela na Competitiva Paranaense de Curtas a partir das 17h30 de sábado 22.

Inspirado no conto homônimo de Lygia Fagundes Telles, ?Venha Ver o Por-do-Sol? ? que será exibido na mesma Competitiva Paranaense ? conta as desventuras de um antigo casal que se reencontra para um passeio fúnebre. O filme foi rodada em três finais de semana em Londrina e Rolândia, por cerca de 30 alunos participantes de uma oficina promovida pela Kinoarte em março de 2012.

Vale destacar também a Oficina de Direção de Arte que compõe a programação da Mostra. O objetivo é formar profissionais para o cinema londrinense. A oficina será
ministrada por Oswaldo Lioi, arquiteto e cenotécnico e set designer de co-produções internacionais como ?A Grande Arte?, de Walter Salles, e a série ?Haru e Natsu?, para a NHK. Lioi foi também responsável pela cidade cenográfica de filmes como Gaijin 2. A Oficina de Direção de Arte será realizada nos dias 28, 29 e 30 de setembro na Faculdade Pitágoras e tem o custo de R$ 300,00. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site da Kinoarte.

Mais informações sobre a 14ª Mostra Londrina de Cinema aqui.

Fonte: Tangará Comunicação