Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Documentários musicais são destaque na Mostra Londrina de Cinema Documentários musicais são destaque na Mostra Londrina de Cinema

Documentários musicais são destaque na Mostra Londrina de Cinema

Thursday, 20 de September de 2012
Categoria:

Três filmes da programação da 14ª Mostra Londrina de Cinema chamam a atenção por associarem duas categorias do cinema na produção: o documentário e o musical. ?As Canções?, de Eduardo Coutinho, ?Filhos de João ? Admirável Mundo Novo Baiano?, de Henrique Dantas, e ?Vou Rifar Meu Coração?, de Ana Rieper, reconstroem histórias por meio da música, dialogando entre si. Os três documentários musicais ? todos ainda inéditos em Londrina ? integram a sessão ?Aqui é Brasil?, que tem ingressos a R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).

?As Canções? (2011), de Eduardo Coutinho, retrata um mosaico de homens e mulheres que contam e cantam músicas que marcaram suas vidas. O enredo entrelaça canções à vida de desconhecidos. O filme foi premiado como melhor documentário no Festival do Rio 2011, e selecionado para 35ª Mostra Internacional de São Paulo e para o festival de cinema Premiere Brazil! de Nova York.

Coutinho também dirigiu Cabra Marcado para Morrer (1964-1984), clássico do cinema brasileiro. Também fazem parte de sua filmografia: Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000), Edifício Master (2002), Peões (2004), O Fim e o Princípio (2005), Jogo de Cena (2007), Moscou (2009) e Um dia na Vida, filme inacabado. Nesta edição da Mostra, o filme ?As Canções? será exibido no domingo (23) às 21h. A duração é de 92 minutos.

?Filhos de João ? Admirável Mundo Novo Baiano? (2009), de Henrique Dantas, se passa no final da década de 1960 e conta a história do grupo musical Novos Baianos. A época em que o grupo eclodiu é considerada um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira. O documentário ganhou prêmio especial do Júri e do Júri Popular no Festival de Brasília de 2009. Em Londrina, o filme será exibido em duas sessões: a primeira no dia 24, às 21h, e a segunda no dia 25, às 14h. A duração do documentário é de 76 minutos.

?Vou Rifar Meu Coração? (2011), de Ana Rieper, retrata o imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. Músicas de Agnaldo Timóteo, Waldik Soriano, Nelson Ned, Amado Batista, Peninha, Walter de Afogados e Wando, entre outros artistas, formam, juntas, crônicas dos dramas da vida a dois.

O filme foi premiado no festival AtlanticDoc do Uruguai por melhor direção de arte de documentário, além de receber menção especial dos críticos cinematográficos do país. Também foi premiado como melhor direção e melhor montagem no 7º FestCine Goiânia. ?Vou Rifar Meu Coração? foi selecionado para o 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, para a 34ª Mostra Internacional de São Paulo e abriu a 3ª Semana dos Realizadores (RJ). Na Mostra Londrina, será exibido na quarta-feira (26) às 21h. O documentário tem a duração de 78 minutos.

Fonte: Tangará Comunicação