Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Mês do Servidor traz palestra “Outubro Rosa: Da Prevenção à Superação”

quarta, 13 de outubro de 2021

Ação é voltada aos servidores municipais e é alusiva ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero

Divulgação

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) promove, na sexta-feira (15), das 14h às 17h, palestra e depoimentos com tema “Outubro Rosa – Da Prevenção à Superação”, com parte da programação do Mês do Servidor. A iniciativa é gratuita e será realizada no auditório da Prefeitura, localizado no 2º andar da sede administrava, seguindo os protocolos de segurança de prevenção à Covid-19.

A ação é voltada apenas para os servidores municipais. Para participar, é necessário se inscrever pela plataforma da Escola de Governo no link http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/. Foram disponibilizadas 50 vagas. Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion, as ações do Mês do Servidor são um reconhecimento do trabalho executados por estes trabalhadores, que se dedicam em prol da sociedade.

A palestra será ministrada enfermeira obstetra e coordenadora de Saúde da Mulher na Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Alexandra Colmiran, com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância da prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero. “Dentre os assuntos, vou falar sobre qualidade de vida e saúde da mulher, hábitos de vida saudáveis, de alimentação e atividades físicas, que de alguma forma podem influenciar na prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero. Também vou falar sobre os sinais e sintomas dos cânceres, sobre os exames de rastreamento e vou aproveitar o momento para falar um pouco sobre planejamento reprodutivo e sobre saúde mental”, informou Colmiran.

Na sequência, três servidoras darão depoimentos relacionados ao tema. Uma teve câncer de mama e já superou, outra está em tratamento e a terceira cuidou da mãe que teve câncer de mama.  “Nesse aspecto queremos trazer a reflexão sobre como enfrentar esse processo: antes, durante e após”, informou a assistente social da SMRH, Marcelle Diório.

Uma das servidoras públicas do município de Londrina que dará o seu depoimento é a Vivian Honorato. Ela cuidou de sua mãe que teve câncer de mama, no primeiro semestre de 2018. “No meu depoimento eu pretendo falar sobre como foi cuidar de alguém que eu amo muito, em um momento de tamanha fragilidade. Todo diagnóstico de câncer assusta demais, por isso um sistema de apoio nessas horas é muito importante. Vou falar como foi ter vivido essa experiência, enquanto filha, como foi absorver essa informação e me colocar na posição de cuidadora e apoiadora durante todos o processo de tratamento que, na maioria dos casos, é longo e doloroso”, apontou.

Fonte: N.Com