Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Marcelo Belinati recebe título “Prefeito Amigo do Turismo”

Marcelo Belinati recebe título “Prefeito Amigo do Turismo”

segunda, 30 de agosto de 2021
Categoria

Prêmio foi concedido pelo Movimento Supera Brasil em evento da Adetunorp; trata-se de iniciativa do setor para a retomada integral das atividades no pós-pandemia

Foto: Divulgação

O certificado de “Prefeito Amigo do Turismo” é concedido a prefeitos que têm foco na economia sustentável e em atividades desenvolvidas para o crescimento do setor. O Movimento Supera Turismo Brasil busca sensibilizar em todo país gestores municipais, para que apostem em formas mais rápidas de gerar emprego e renda, criem atrativos ou aumentem os já existentes. O turismo representa 8% do PIB nacional, gera 7 milhões de empregos e mexe com toda a cadeia produtiva – bares, restaurantes, hotéis, pousadas, transportes, comércio em geral e uma lista enorme de serviços relacionados. Na cidade, os esforços municipais pelo turismo são executados pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O prefeito Marcelo lembra que “a pandemia vai passar e que  Londrina já está com tudo em dia para voltar a comemorar a vida com o turismo”.

Foto: Divulgação

A entrega dos certificados de reconhecimento a prefeitos foi realizada durante evento da Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná (Adetunorp) e do empreendimento Hard Rock Hotel, na apresentação oficial do novo Portal Ilha do Sol, na última sexta-feira (27). Cidades como Primeiro de Maio e Sertaneja estão se preparando para receber milhares de visitantes por conta dos novos resorts em construção e dos condomínios e casas de veraneio em torno dos rios Paranapanema e Tibagi. Bruno Ubiratan, presidente da Codel, tem convicção de que Londrina será a porta de entrada e saída dos turistas, por conta do aeroporto, da rodoviária regional e do setores de serviços, comércio e hospedagem vibrantes. “A cidade está cada dia mais linda, esse é o comentário dos próprios moradores. Cidade com autoestima atrai turistas”, diz Bruno, que representou o Marcelo Belinati no evento da Adetunorp.

O prefeito Marcelo Belinati fez questão de ir até a Codel receber o diploma e cumprimentar toda equipe pelas ações feitas pelo Turismo. Algumas delas: as decorações de fim de ano que movimentam o comércio e atraem visitantes; a conquista de recursos para revitalização do Parque Artur Thomas; a colocação de Letreiros Eu Amo Londrina no Lago Igapó e no Lago Cabrinha; a conquista do Selo A concedido pelo Ministério do Turismo; o fortalecimento do Conselho do Turismo e o trabalho diário com a Governança do setor, composta por empresários e profissionais da área.

A seguir, o Termo de Compromisso do Programa Prefeito Amigo do Turismo:

Ter equipe dedicada ao setor, ocupada por um gestor selecionado de acordo com sua capacidade técnica e com orçamento destacado para essa ação.
Criar e fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, com a participação representativa dos diferentes segmentos do setor.
Construir um Plano Municipal de Turismo adequado à realidade local; fortalecer a identidade turística local; entender a oferta turística como o conjunto que compreende equipamentos, bens e serviços, além do caráter artístico, cultural, social – entre outros atrativos com potencial de despertar o interesse do turista.
Planejar divulgação turística adequada à realidade do município.
Criar um ambiente de negócios propício para atrair novos investidores, fomentar o empreendedorismo local e estimular os diversos segmentos do turismo identificados no município.Sensibilizar alunos e professores a desenvolverem atividades acadêmicas sobre os vários atrativos turísticos regionais, por meio da realização de palestras, workshops, oficinas, viagens, concursos, premiações – entre outras iniciativas que elevem a autoestima e construam a cidadania.
Investir em capacitação, qualificação e formação de profissionais e prestadores de serviços turísticos, para bem-receber os visitantes.
Abrir diálogo com os prefeitos das cidades da mesma região, para estimular a criação de roteiros regionais e iniciativas promocionais cooperadas.
Elaborar medidas e políticas, a fim de inserir a atividade turística de forma sustentável, fazendo o turismo um meio de desenvolvimento.
Entender o papel do gestor público quanto à atividade turística: planejar a atividade turística; estabelecer resoluções de acordo com a lei, entender o turismo como vetor de desenvolvimento, além de incentivar o setor privado.
Manter a população sempre bem informada e engajar as lideranças locais via conselhos municipais de turismo em ações de promoção voluntária do destino.
Investir em limpeza pública, sinalização turística, serviços públicos de saúde, acesso e conectividade, infraestrutura e recursos humanos. Envolver a comunidade e o setor privado na implantação desta atividade e motivar ações que permitam a interação da atividade com demais setores da economia local.
Para qualquer tomada de decisão, lembrar que a melhor cidade para o turista é aquela que é boa para o cidadão e vice-versa.
Mobilizar vereadores e a sociedade civil organizada para unir forças e executar as ações promocionais do destino, incluindo as campanhas do Movimento Supera Turismo Brasil, tendo como exemplo o “Guia do Viajante Responsável”.

  • Foto: Divulgação

    Fonte: N.Com