Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias amanhã (17)

Londrina participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias amanhã (17)

sexta, 16 de setembro de 2022
Categoria


Para celebrar a data, haverá recolhimento de lixo eletrônico, das 9h às 11h, na sede da Ong E-letro, plantio de mudas e recolhimento de resíduos em Área de Preservação Permanente

O município de Londrina vai participar das ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup) neste sábado (17), das 9h às 11h, organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com apoio da Prefeitura de Londrina. Para celebrar a data, serão realizadas diversas ações, como limpeza de Área de Preservação Permanente (APP), plantio de 50 mudas de árvores nativas no Córrego Bom Retiro e recolhimento de lixo eletrônico, na sede da Ong E-letro, na Rua Ermelindo Leão, 385, Vila Casoni.

A população está convidada a participar, podendo levar seus materiais eletrônicos e fazer o descarte correto. Poderão ser descartados os produtos das seguintes linhas: eletrodomésticos; eletroportáteis; eletroeletrônicos; computadores; periféricos; eletrobrinquedos; telefones e cabos.

O principal objetivo da ação é conscientizar a população para o descarte correto de resíduos sólidos, incluindo os eletrônicos, que contém metais pesados e podem comprometer o meio ambiente, pois são compostos por elementos altamente poluentes que são absorvidos pelo solo e lençóis freáticos, comprometendo o equilíbrio ecológico.

Da Prefeitura de Londrina, apoiam a iniciativa a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que contribuirá com o plantio das mudas de árvores nativas; Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Coordenação de Controle de Endemias, que vai auxiliar na parte educativa sobre descarte correto de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e outros vetores; e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que posteriormente fará o recolhimento dos resíduos retirados. A ação também conta com o apoio da Ong E-letro; Tiro de Guerra de Londrina; e o Corpo de Bombeiros.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um evento mundial realizado anualmente no terceiro fim de semana do mês de setembro. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo a servidora da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, pelo fato de Londrina estar bem distante das praias, não significa que o município não tenha uma influência. “Não necessariamente os resíduos que são descartados em Londrina irão chegar até o mar, contudo as substâncias oriundas da decomposição destes resíduos podem chegar até lá. Por isso, temos que cuidar de qualquer corpo d´água, seja qual for a proporção, o tipo, pois cuidando das nascentes e dos córregos, mesmo no interior do país, estamos pensando também em nossos mares. E plantando estas árvores e fazendo o recolhimento de resíduos, nós estamos promovendo o bem-estar para o meio ambiente e população”, apontou.

Plantio de mudas – Hoje (16) pela manhã aconteceu outra ação dentro da programação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, promovida pelo Sesc, com apoio da Sema e Saúde, na Mata Luiz de Sá. Na ocasião, foram plantadas 40 mudas de árvores nativas na mata.

As espécies plantadas hoje foram: ipê-branco, ipê-amarelo, ipê-rosa, aroeira, caroba, angico, pau-ferro, sibipiruna, chal-chal, alecrim-de-campinas. As mesmas serão plantadas amanhã.

Fonte: N.Com