Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Lançamento do livro “Concreticidade” no Cemitério de Automóveis

Lançamento do livro “Concreticidade” no Cemitério de Automóveis

quinta, 13 de dezembro de 2018
Categoria

Coletânea “Concreticidade” reúne 17 textos que falam sobre Londrina; noite de autógrafos terá bate-papo e venda do livro por R$ 30

O Cemitério de Automóveis, uma das vilas culturais patrocinadas pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), abre as portas nesta quinta-feira (13) para o lançamento de um livro que conta sobre Londrina. A coletânea “Concreticidade” reúne 17 contos de autores londrinenses que falam sobre lugares, personagens, fatos históricos e outras referências à cidade. A noite de autógrafos acontece às 19h na sede da vila, que fica na avenida Arthur Thomas, 342.

Lançamento do livro "Concreticidade" no Cemitério de Automóveis

Com organização de Victor Hugo Barbosa, a obra é uma produção independente, publicada pela Editora Madrepérola, cujos textos são produções de jovens escritores pé vermelhos – jovens de idade, já que possuem entre 20 e 35 anos, e de carreira, visto que o livro é a primeira publicação de muitos deles. “Concreticidade” expõe memórias habituais da cidade: a cor da terra, o monumento do Marco Zero, o Lago Igapó, a Avenida Higienópolis e até aquele shopping que faz homenagem ao café.

Segundo Barbosa, a motivação para lançar a obra veio da necessidade que sentia em expor a produção literária londrinense contemporânea. “Sempre ouvi falar do passado literário de Londrina como um cenário de vanguarda com grandes escritores, mas quando o assunto é a produção atual, é como se não houvesse coisas tão boas quanto antigamente. Como participo de saraus e eventos culturais, sei que existe sim gente produzindo, publicando e falando seus textos ao público, então entendi que era o caso de juntar essas pessoas para mostrar que ainda existe uma efervescência na literatura da cidade”, expôs.

O organizador destaca um dos contos do livro, que apresenta a história de um menino em situação de rua que provoca uma série de reflexões na escritora enquanto personagem da história e também no leitor. O texto põe em pauta os contrastes sociais existentes na cidade, como a diferença de renda, que se refletem nas oportunidades que cada um tem durante a vida. O conto é da escritora Layse Bernabé de Moraes.

Na ocasião, durante um bate-papo informal, os autores apresentarão um pouco de sua trajetória literária, falando de seus textos e sobre a inspiração para compor o livro. O público poderá adquirir o livro autografado pelos autores por R$ 30.

Fonte: N.Com