Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Kinoarte tem edição do Quizomba neste domingo (4) Kinoarte tem edição do Quizomba neste domingo (4)

Kinoarte tem edição do Quizomba neste domingo (4)

Friday, 02 de September de 2016
Categoria:

Evento terá shows, oficinas, feira artística e quitutes; entrada é gratuita para as 300 primeiras pessoas

Kinoarte tem edição do Quizomba neste domingo (4) - LondrinaTur

A Vila Cultural Kinoarte recebe neste domingo (4), a partir das 14 horas, o primeiro Quizomba de setembro. O evento terá oficinas de instrumentos musicais e shows com as bandas Guga Santos e a Sala de Coco, de São Carlos (SP), e a londrinense Caburé Canela. A Kinoarte fica na Rua Prefeito Faria Lima, 1.399. O ingresso custa R$10. Os portões abrem às 14 horas e as 300 primeiras pessoas não pagam a entrada. A vila cultural é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O primeiro show de domingo será às 18 horas com Guga Santos e a Sala de Coco. Guga é percussionista, capoeirista e artista plástico. Já tocou com grandes mestres e mestras da cultura popular, e ao lado de nomes como Alessandra Leão e Renata Rosa. Com referências como Dona Cila do Coco, Zé Neguinho do Coco e Mestre Galo Preto, o grupo vai levantar o público do Quizomba ao som do pandeiro, da zabumba e das tamancas.

A banda local Caburé Canela sobe ao palco do evento às 20 horas, prometendo entregar ao público um show dançante com mistura de diversos ritmos populares e instrumentos, em uma fusão experimental e atemporal. O grupo vai apresentar repertório autoral e é formado por Carolina Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, violão, guitarra e cavaco), Pedro José (voz, guitarra e violão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Maria Carolina Thomé (percussão).

Oficinas – Antes das atrações musicais, o evento terá, às 15 horas, mais uma edição do Quizombinha, com uma oficina de iniciação ao violão com o professor Israel Laurindo, que é violonista, arranjador e compositor. A atividade é voltada a crianças a partir de 6 anos. Serão trabalhadas de maneira lúdica a postura, o posicionamento das mãos, acordes, noções de dedilhado e divisão rítmica. A organização irá disponibilizar violões para a classe, porém com quantidade limitada.

A partir das 16 horas, haverá uma oficina de percussão de coco com Guga Santos. A atividade visa fazer uma abordagem do samba de coco, não apenas como ritmo e dança, mas também tratando de uma brincadeira popular que surgiu na época da escravidão, nas lavouras de coco do nordeste do Brasil. A brincadeira é uma mistura das tradições e influências indígena, africana e portuguesa, principalmente na marcação do ritmo, na instrumentalização e em seu formato de roda.

Além dessas atrações, ainda haverá a Feirinha de Artes do Quizomba, com exposição e venda produtos feitos por artistas locais e os quitutes da Vila Cultural Alma Brasil.

Fonte: N.Com