Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Kinoarte tem edição do Quizomba neste domingo (4)

Kinoarte tem edição do Quizomba neste domingo (4)

sexta, 02 de setembro de 2016
Categoria: noticia

Evento terá shows, oficinas, feira artística e quitutes; entrada é gratuita para as 300 primeiras pessoas

Kinoarte tem edição do Quizomba neste domingo (4) - LondrinaTur

A Vila Cultural Kinoarte recebe neste domingo (4), a partir das 14 horas, o primeiro Quizomba de setembro. O evento terá oficinas de instrumentos musicais e shows com as bandas Guga Santos e a Sala de Coco, de São Carlos (SP), e a londrinense Caburé Canela. A Kinoarte fica na Rua Prefeito Faria Lima, 1.399. O ingresso custa R$10. Os portões abrem às 14 horas e as 300 primeiras pessoas não pagam a entrada. A vila cultural é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

O primeiro show de domingo será às 18 horas com Guga Santos e a Sala de Coco. Guga é percussionista, capoeirista e artista plástico. Já tocou com grandes mestres e mestras da cultura popular, e ao lado de nomes como Alessandra Leão e Renata Rosa. Com referências como Dona Cila do Coco, Zé Neguinho do Coco e Mestre Galo Preto, o grupo vai levantar o público do Quizomba ao som do pandeiro, da zabumba e das tamancas.

A banda local Caburé Canela sobe ao palco do evento às 20 horas, prometendo entregar ao público um show dançante com mistura de diversos ritmos populares e instrumentos, em uma fusão experimental e atemporal. O grupo vai apresentar repertório autoral e é formado por Carolina Sanches (voz), Lucas Oliveira (voz, violão, guitarra e cavaco), Pedro José (voz, guitarra e violão), Mariana Franco (contrabaixo), Paulo Moraes (bateria) e Maria Carolina Thomé (percussão).

Oficinas – Antes das atrações musicais, o evento terá, às 15 horas, mais uma edição do Quizombinha, com uma oficina de iniciação ao violão com o professor Israel Laurindo, que é violonista, arranjador e compositor. A atividade é voltada a crianças a partir de 6 anos. Serão trabalhadas de maneira lúdica a postura, o posicionamento das mãos, acordes, noções de dedilhado e divisão rítmica. A organização irá disponibilizar violões para a classe, porém com quantidade limitada.

A partir das 16 horas, haverá uma oficina de percussão de coco com Guga Santos. A atividade visa fazer uma abordagem do samba de coco, não apenas como ritmo e dança, mas também tratando de uma brincadeira popular que surgiu na época da escravidão, nas lavouras de coco do nordeste do Brasil. A brincadeira é uma mistura das tradições e influências indígena, africana e portuguesa, principalmente na marcação do ritmo, na instrumentalização e em seu formato de roda.

Além dessas atrações, ainda haverá a Feirinha de Artes do Quizomba, com exposição e venda produtos feitos por artistas locais e os quitutes da Vila Cultural Alma Brasil.

Fonte: N.Com