Kinoarte recebe edição de aniversário do Quizomba
A Vila Cultural Kinoarte recebe neste domingo (6) a edição de aniversário do evento “Quizomba:...
A segunda edição de 2015 da festa Quizomba: o Samba e Outros Batuques está batendo à porta e acontece já neste domingo, dia 5, na Vila Cultural Kinoarte. O festerê traz duas apresentações musicais – o sambista londrinense Tigrão e a banda Homens e Caranguejos -, oficina de toques de berimbau para adultos e o já tradicional Quizombinha, primeira atração tarde, que promove espaço de exploração para bebês e uma mini-aula de capoeira Angola para crianças.
A proposta consiste em trabalhar sequências de movimentos da capoeira angola na linhagem de Mestre João Pequeno de Pastinha, de modo lúdico, através de brincadeiras de angola, jogos rítmicos e treinamento corporal. ´´As crianças possuem uma flexibilidade corporal que ainda está liberta do cotidiano opressor e regulador da vida adulta, nesse sentido, a criança tem muito mais facilidade em realizar movimentos que no decorrer dos anos são oprimidos pelo cotidiano, fator que favorece a prática de diferentes atividades. Dentre elas, a Capoeira Angola´´, conta Danilo Lagoeiro, um dos ministrantes da oficina.
Depois do Quizombinha, os adultos é que entram na roda, com a oficina de toques de berimbau ministrada pelo músico e capoeirista Rafael Rosa. O evento segue com a presença do sambista Tigrão iluminando o palco. Figura tradicional do samba da cidade, Tigrão vive e dá vida ao samba londrinense desde 1973. Esteve à frente da primeira casa de samba de Londrina, que funcionou de 1977 à 1993, quando foi considerada pelas revistas Isto é e 4 Rodas a melhor casa de samba do sul do país. No repertório, Tigrão e seu trio trazem sambas consagrados, temperando o comecinho da noite com canções de João Nogueira, Zeca Pagodinho, Paulinho da viola, Noel Rosa, entre outros.
Para encerrar o domingo, o Quizomba viaja ao Recife para trazer o mangue-beat de Chico Science e Nação Zumbi no repertório da banda londrinense Homens e Caranguejos. ´´O mangue-beat é um movimento de contracultura surgido no Brasil na década de 90 que mistura ritmos regionais como o maracatu, o coco e a ciranda, com rock, hip hop, funk e a música eletrônica. Hoje, a Banda Homens e Caranguejos apresenta em seus shows releituras das principais músicas representativas do movimento mangue, além de composições próprias, inspiradas na estética do mangue´´, conta Farinha, integrante do grupo.
Além da programação cultural, o Quizomba ainda recebe artistas e marcas locais para expor seus produtos na Feirinha de Artes do Quizomba, que acontece durante a tarde toda. Os famosos Quitutes da Alma também estarão à venda.
A Vila Cultural Kinoarte fica na Avenida Faria Lima, nº 1399, e abre as portas do Quizomba neste domingo de páscoa, dia 5, a partir das 14h. Depois de readequações, ficou estabelecida a gratuidade para as 300 primeiras pessoas que chegarem antes das 16h. Para os demais, o ingresso custa R$10,00.