Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Kinoarte inaugura nova sede na próxima sexta-feira

Kinoarte inaugura nova sede na próxima sexta-feira

quinta, 24 de outubro de 2013

Inauguração da Vila Cultural Kinoarte

A Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina) inaugura nesta sexta-feira, dia 25, sua nova sede. A Vila Cultural Kinoarte, localizada na Avenida Prefeito Faria Lima, 1399, próximo ao campus da Uel, abrigará, além das habituais atividades do Instituto de Cinema – como as exibições do Kinoclube e as oficinas técnicas de cinema – diferentes atividades ligadas a outras linguagens como ilustração, teatro, literatura, fotografia, arquitetura , design, artes plásticas e música. é inclusive uma jam session a cargo de Gisele Almeida (voz) e Rafael Fuca (violão)a primeira atração da nova Vila Cultural Kinoarte. O som começa às 18h e o evento tem entrada franca.

Sem contar com uma sede exclusiva desde julho de 2012, a Kinoarte dividiu instalações com a produtora Filmes do Leste por mais de um ano. ‘O volume de trabalho continuou aumentando, e a sede da Filmes do Leste, acabou ficou pequena para a demanda e circulação de pessoas’ conta Bruno Gehring, um dos fundadores da Kinoarte. ‘Não havia mais espaço para armazenar figurinos nem objetos de direção de arte. Com a Vila Cultural, ganhamos um espaço adequado pra a pré-produção dos filmes, das mostras, para oficinas, ensaios, leituras etc.’, completa.

Mudanças

No terreno de 6.000 m2 da antiga Chácara 1, árvores e gramados compõem o visual da Vila Cultural Kinoarte. Grandes espaços abertos, com capacidade de abrigar bastante gente estão em consonância com o que a diretoria da instituição pretende com a nova sede: ‘Além de funcionar como base para todos os projetos do Instituto, nosso interesse é promover atividades diariamente na Vila’ explicita Argel Medeiros, presidente da Kinoarte. Além de reativar e incrementar as sessões do Kinoclube, outros projetos que não contemplam somente o cinema farão parte da agenda da Vila Cultural Kinoarte como o Palco Autoral, o Kinobar, feijoadas nos fins de semana e oficinas de outras áreas como arquitetura, ilustração, etc.

Jam Session

A Jam Session (sessão de improviso onde músicos  tocam sem arranjos pré-definidos ou extensas preparações) capitaneada pela cantora Gisele Almeida e pelo violonista Rafael Fuca promete ser uma descontraída reunião de amigos instrumentistas: ‘Nossa ideia é dar um pontapé inicial no palco autoral que teremos na Vila’ explica Gisele. Segundo a cantora, o Palco Autoral seria um ambiente para músicos com composições próprias que, disputando espaço com bandas cover, acabam por ter poucas oportunidades de expor seu trabalho.A entrada é franca e aos músicos que quiserem participar do improviso, basta levar seu instrumento.